Palmeiras e Água Santa só se enfrentaram uma vez na história: goleada da equipe de Diadema por 4 a 1, em Presidente Prudente, pelo Campeonato Paulista 2016. Neste domingo, as equipes se encontram pela segunda vez, em contexto bem diferente de quatro anos atrás.
Palmeiras sofreu goleada do Água Santa em 2016
Apesar da derrota no Derby, o Verdão garantiu sua classificação às quartas de final do Estadual e só joga pela liderança do grupo B na última rodada. Na época do primeiro confronto, o time estava fora da zona de classificação e chegou à última posição da chave com a derrota.
Outra diferença entre os dois casos é o tempo de trabalho do treinador. Em 2016, Cuca havia acabado de chegar ao Alviverde e teve quatro derrotas em seus primeiros quatro jogos. Neste ano, por outro lado, Vanderlei Luxemburgo assumiu em janeiro, e soma oito vitórias, cinco empates e duas derrotas na temporada.
A terceira diferença é o palco. No primeiro confronto, o Água Santa vendeu o mando para Presidente Prudente, que contou com torcida em sua maioria palmeirense. Neste domingo, a partida será disputada no Allianz Parque pela primeira vez, porém com portões fechados por conta da pandemia do coronavírus.
Os times vão a campo às 16h (Brasília). Enquanto o Palmeiras pode terminar com a melhor colocação geral da tabela com uma vitória, o Água Santa está entre a classificação no grupo A e a luta contra o rebaixamento.