Depois de empatar por 1 a 1 no Morumbi, o Palmeiras recebe o São Paulo nesta terça-feira, no Allianz Parque, às 21h30, no segundo jogo das quartas de final da Libertadores. Atual campeão da competição continental, o Verdão busca chegar à semifinal do torneio pela segunda vez consecutiva, o que não acontece desde 2001.

Aquele foi o terceiro ano seguido em que o Palmeiras chegou, pelo menos, à semifinal da Libertadores. Em 2001, o Alviverde foi eliminado da última fase antes da grande decisão para o Boca Juniors. Depois de dois empates por 2 a 2, os argentinos levaram a melhor na disputa de pênaltis.

Em 1999, o Palmeiras conquistou pela primeira vez a Libertadores. Na final, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari superou o Deportivo Cali, da Colômbia, nas penalidades, após uma vitória para cada lado no tempo normal. No ano seguinte, o Verdão também chegou à grande decisão, porém foi batido pelo Boca Juniors, novamente nos pênaltis, depois de dois empates.

Caso avance de fase, o Palmeiras pode repetir a semifinal da última temporada. Afinal, quem for superior no Choque-Rei terá pela frente o vencedor do duelo entre Atlético-MG e River Plate. No primeiro confronto, o Galo venceu por 1 a 0, na Argentina. Na edição passada da Libertadores, o Verdão teve uma atuação histórica no país vizinho e derrotou o River por 3 a 0. Mesmo perdendo por 2 a 0 no Allianz Parque, os comandados de Abel Ferreira garantiram vaga na final.

Vale lembrar que há o critério do gol qualificado como visitante na Libertadores. Portanto, com o tento de falta anotado por Patrick de Paula, o Palmeiras tem a vantagem de poder empatar sem gols no Allianz Parque e carimbar sua vaga na semifinal.