Nesta quarta-feira, às 19h15, o Palmeiras inicia mais uma campanha pela Copa Libertadores. Comandado desta vez pelo experiente Vanderlei Luxemburgo, o elenco alviverde pode emplacar a melhor campanha da fase de grupos pela terceira vez consecutiva.

Tanto em 2018 como em 2019, o Verdão foi líder geral desta fase da competição. No primeiro ano, o Palmeiras dividiu sua chave com o gigante Boca Juniors, além de Junior Barranquilla, da Colômbia e Alianza Lima, do Peru.

Ainda com Roger Machado no comando da equipe, o Palmeiras não teve dificuldade no grupo para emplacar a melhor campanha naquele ano. A equipe terminou invicta, com cinco vitórias e um empate, com 16 pontos somados.

Na sequência da competição, o Verdão foi bem e seguiu até as semifinais. Na etapa anterior à decisão, o time alviverde reencontrou o Boca Juniors, mas acabou eliminado depois de perder por 2 a 0 na Argentina e empatar em 2 a 2 no Allianz Parque.

Em 2019 o Palmeiras voltou a ser a equipe de melhor campanha na fase de grupos. Desta vez com San Lorenzo, Melgar e Junior Barranquilla na chave, a situação foi um pouco mais equilibrada, mas o suficiente para o Verdão liderar no geral.

Com 15 pontos somados após cinco vitórias e uma derrota, o time até então comandado por Luiz Felipe Scolari teve a mesma pontuação que o Cruzeiro. A diferença ficou no critério de saldo de gols, em que o Palmeiras teve 12 contra nove dos mineiros.

Em 2020, para conseguir repetir o feito dos anos anteriores, o elenco de Vanderlei Luxemburgo terá que construir bons resultados contra Bolívar, Guaraní e Tigre, que completam o Grupo B.