Palmeiras e Grêmio se enfrentam neste domingo (14), às 16 horas, em São Paulo. (Foto: Montagem/Reprodução)

Times buscam manter as ótimas campanhas no Nacional, mas se poupam para as semifinais da Libertadores, que começam no dia 23 de outubro

Palmeiras e Grêmio vivem situações semelhantes na temporada. Ambos entram em campo neste domingo, às 16 horas, no Pacaembu, em São Paulo, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, com as atenções divididas entre o torneio nacional e a Copa Libertadores, competição na qual ambos são semifinalistas.

Apesar da prioridade ser o principal campeonato do continente, palmeirenses e gremistas são exigentes e querem o melhor desempenho possível no Brasileirão. Mas os clubes têm conseguido bons resultados mesmo com equipes alternativas, retrospecto que anima os torcedores.

No time alviverde, o desafio será o de manter a liderança, enquanto a equipe gaúcha visa entrar no G-4 e de olho no título, pois a diferença é pequena — o Palmeiras lidera com 56 pontos e o Grêmio é o quinto, com 51.

Os dois treinadores utilizarão equipes mistas. No Palmeiras, Felipão deverá contar com os laterais Mayke e Diogo Barbosa, liberados por um efeito suspensivo da punição de dois jogos imposta pelo STJD devido à briga com jogadores do Cruzeiro, após a eliminação do time na Copa do Brasil.

O zagueiro Luan tem grandes chances de começar como titular. Por outro lado, o treinador não terá o lateral-direito Marcos Rocha (lesão na panturrilha), o volante Felipe Melo, o lateral-esquerdo Victor Luis (ambos suspensos) e o atacante Borja (convocado pela seleção da Colômbia).

Desta forma, o time que iniciará a partida deverá ser o seguinte: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Diogo Barbosa; Bruno Henrique, Moisés e Lucas Lima; Dudu, Hyoran (Willian) e Deyverson.

No Grêmio, o técnico Renato Gaúcho vai poupar os principais jogadores. O goleiro Marcelo Grohe, o volante Ramiro, o lateral-direito Léo Moura, o lateral-esquerdo Cortez e o atacante Everton nem viajaram.

Outro desfalque será o zagueiro Kannemann, que foi convocado pela seleção argentina e poderá enfrentar o Brasil no amistoso da próxima terça-feira, às 15 horas (horário de Brasília), na Arábia Saudita.

Assim, é provável que o time gremista entre em campo com: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Pedro Geromel, Bressan e Juninho Capixaba; Maicon, Cícero, Alisson, Luan e Marinho; Jael.