Palmeiras celebra 50 anos do Robertão com Minelli na Academia
O Palmeiras conquistou a edição de 1969 do Torneio Roberto Gomes Pedrosa há exatos 50 anos. Convidado a visitar a Academia de Futebol, Rubens Minelli, técnico à época, encontrou Dudu e Jailson e ganhou uma camisa com seu sobrenome às costas do gerente de futebol Cícero Souza.
Na partida decisiva, disputada no Morumbi em 7 de dezembro de 1969, o Palmeiras venceu o Botafogo por 3 a 1, gols de Ademir da Guia (2) e César Maluco. Assim, terminou a competição à frente do Cruzeiro, segundo colocado, graças ao saldo de gols (2 a 1).
“Fizemos uma longa excursão pela África e pela Europa antes do Robertão. O time estava arrebentado no início do campeonato. Os maus resultados criaram uma onda contra mim, um clima ruim, mas a diretoria me bancou e fomos crescendo na competição”, lembrou Minelli, aos 90 anos.
Com um total de 252 jogos (117 vitórias, 86 empates e 49 derrotas) como técnico do Palmeiras, Minelli é o quinto que mais comandou o time alviverde, atrás apenas de Oswaldo Brandão (587), Felipão (485), Vanderlei Luxemburgo (373) e Ventura Cambon (294).