O Estádio Centenário será palco da final da edição de 2021 da Copa Libertadores, com início previsto para as 17 horas (de Brasília) deste sábado. Ganhador de seis títulos fora do estado de São Paulo, o Palmeiras busca contra o Flamengo uma inédita conquista de primeira linha no exterior.
Na final da edição de 1968 da Copa Libertadores, após derrota no Brasil e vitória na Argentina, o Palmeiras perdeu o título para o Estudiantes de La Plata justamente no Centenário. Na decisão do Mundial Interclubes 1999, disputada no Estádio Olímpico de Tóquio, o algoz foi o britânico Manchester United.
Coincidentemente, o Palmeiras ganhou seus títulos internacionais em território brasileiro. O antigo Estádio Palestra Itália sediou as finais da Copa Mercosul 1998 (Cruzeiro) e da Libertadores 1999 (Deportivo Cali). Já o Maracanã foi palco da Copa Rio 1951 (Juventus) e da Libertadores 2020 (Santos).
O Palmeiras já conquistou um total de seis títulos fora do estado de São Paulo, quatro no Rio de Janeiro, um em Alagoas e outro no Paraná. A Taça Brasil 1967 e o Campeonato Brasileiro 2018, por exemplo, foram vencidos pelo time alviverde na capital fluminense.
Nesta temporada, o Palmeiras acabou com dois vices em Brasília. No Estádio Mané Garrincha, em decisões por pênaltis, a equipe alviverde foi superada por Flamengo e Defensa y Justicia na Supercopa do Brasil e na Recopa Sul-Americana, respectivamente.
Sucesso em amistosos
Com a Academia de Futebol, o Palmeiras ganhou o prestigiado Troféu Ramón de Carranza em 1969 (Real Madrid), 1974 (Espanyol) e 1975 (Real Madrid). Entre os vários torneios amistosos vencidos pelo time alviverde, está a Taça Peñarol 1951, conquistada no próprio Centenário com um empate e uma vitória sobre os anfitriões.
Confira os títulos de primeira linha conquistados pelo Palmeiras fora de São Paulo:
Copa Rio 1951: Palmeiras 2 x 2 Juventus – Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
Taça Brasil 1967: Náutico 0 x 2 Palmeiras – Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
Copa dos Campeões 2000: Sport 1 x 2 Palmeiras – Estádio Rei Pelé, Maceió-AL
Copa do Brasil 2012: Coritiba 1 x 1 Palmeiras – Estádio Couto Pereira, Curitiba-PR
Campeonato Brasileiro 2018: Vasco 0 x 1 Palmeiras – Estádio São Januário, Rio de Janeiro-RJ
Conmebol Libertadores 2020: Palmeiras 1 x 0 Santos – Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro-RJ