"Não vejo essa possibilidade", diz médico infectologista sobre retorno do Campeonato Paranaense

Publicado em 10 jul 2020, às 08h55. Atualizado às 16h58.

Os oito clubes que permanecem na disputa do Campeonato Paranaense tiveram a liberação para retomarem aos treinamentos presenciais no final de maio. Após pouco mais de um mês da volta das atividades Paraná, Coritiba e Athletico já apresentaram 17 casos de Covid-19 ao todo.

A equipe coxa-branca foi a primeira a retornar e criou um protocolo de saúde juntamente com o vice-presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia, Jaime Rocha. Em entrevista ao RIC Mais, o médico relatou não ver problemas nos treinamentos das equipes.

“Os treinamentos em si não tem maior risco, porque eles tem um número muito restrito de envolvidos. O risco maior está ligado ao comportamento das pessoas como um todo, a população flexibilizou demais as atividades. O treinamento de atletas, novos, saudáveis e testados tendo o mínimo contato, é seguro.”

Disse o médico infectologista, Jaime Rocha

O Paraná Clube apresentou um contaminado ainda nos primeiros testes pré-volta aos treinamentos. Já o Coritiba registrou dois casos após duas semanas de treinamentos e recentemente mais um caso grave. E o Athletico, teve 13 atletas com coronavírus nas duas últimas testagens realizadas pelo clube.

Perguntado sobre a situação o Dr. Jaime Rocha disse que, “mesmo que você os deixasse 100% em casa, ainda assim haveriam pessoas doentes. Não tivemos transmissão cruzada, que eu saiba, não houve atletas transmitindo para atletas. Tivemos provavelmente todos eles contaminados em um ambiente público durante sua vida privada.

Em relação a volta do Campeonato Paranaense o médico disse que pelos treinamentos dos clubes, eles estariam em condições de avançar para a próxima etapa do protocolo, que seria o retorno dos jogos. Mas o infectologista ressalta que, “a questão não depende só do futebol, depende de como está a cidade, de como estão os leitos de UTI.” E ainda completou:

“Eu não vejo essa possibilidade (de retorno), mas é uma decisão que cabe muito mais a Secretaria Estadual de Saúde. Nesse momento, com os hospitais cheios da forma que estão, eu tenho certeza que eles serão mais cautelosos e vão querer adiar um pouco esse início.”

Na tarde da última quinta-feira (9), a Federação Paranaense de Futebol enviou um ofício pedindo à Câmara Municipal o retorno do estadual para o dia 18 de julho. A intenção é que o campeonato possa se encerrar antes do começo do Brasileirão que acontecerá no início agosto.