Classificado para as quartas de final da Libertadores, líder do Campeonato Brasileiro e invicto há dez partidas, o Palmeiras está em grande fase. Um jogador, no entanto, vive momento oposto ao da equipe. Prestes a completar dois meses sem entrar em campo, Lucas Lima atravessa sua pior sequência no Verdão e terá sua temporada com menos jogos desde 2012.
Ao todo, Lucas Lima só participou de oito confrontos na temporada de 2021. O meio-campista foi titular nos três primeiros compromissos do Verdão no Campeonato Paulista, marcando dois gols e dando uma assistência. Depois disso, o jogador de 31 anos sofreu uma lesão na coxa direita, foi protagonista de grande polêmica e acabou perdendo espaço.
Com dores na coxa direita, Lucas Lima ficou sem atuar de 14 de março até de meio. Mesmo recuperado da contusão, o meia pouco apresentou nas raras oportunidades que recebeu.
O camisa 20 entrou em campo pela última vez na derrota por 1 a 0 para o CRB, no dia 9 de junho. Na ocasião, Lucas Lima saiu do banco e jogou por cerca de 11 minutos. Na disputa de pênaltis, acabou desperdiçando a terceira cobrança do Palmeiras, que foi eliminado dentro do Allianz Parque.
Ainda em junho, o jogador foi flagrado em uma suposta festa clandestina, sendo abordado e fortemente cobrado por torcedores, que chegaram a pedir que ele deixasse o clube. Por quebra de protocolo de saúde durante a pandemia de covid-19, o Palmeiras afastou o atleta por uma semana.
Depois do afastamento, Lucas Lima não voltou a entrar em campo. Desde a derrota para o CRB, o meia foi relacionado para 11 partidas, mas ficou no banco de reservas sem ser utilizado em todas. A sequência é a pior do jogador desde que ele foi contratado pelo Verdão, em 2018. Nesse meio tempo, ele ainda ficou fora de três jogos, mesmo com condições de atuar.
A temporada de 2021 ainda está na metade, mas será a com menos jogos para Lucas Lima desde 2021. Caso o Palmeiras chegue até a final da Libertadores e o meia dispute todos os jogos da equipe até o fim do ano, ele chegará a 37 partidas (oito já disputadas, cinco pela Libertadores e 24 pelo Brasileirão).
Até então, a temporada com menos duelos pelo Palmeiras para Lucas Lima havia sido a de 2019, quando participou de 43 confrontos. Já a com menos jogos em toda carreira foi a de 2012. Na época, o jogador defendia o Internacional e disputou somente 15 partidas.