O Liverpool lançou nesta quinta-feira uma campanha contra os abusos raciais e de ódio na internet. A iniciativa, que possui o nome “Não ao ódio. Resista. Denuncie”, busca estimular os torcedores a denunciarem casos de racismo, ódio e abuso discriminatório online.

“A campanha visa encorajar os fãs e a comunidade em geral a defender e apoiar aqueles que sofrem com o abuso e tomar medidas definitivas, relatando o fato diretamente ao clube e às plataformas de mídia social relevantes”, explica o clube em comunicado.

Os Reds ainda informam que todas as denúncias recebidas serão investigadas e encaminhadas às autoridades. Além disso, o clube vai continuar trabalhando com a Premier League, Football Association e outras organizações integrantes para tomar medidas rápidas e duras contra os agressores.

“Infelizmente, nossos jogadores e, na verdade, atletas em todo o mundo continuam sofrendo com abusos terríveis, que não apenas os afetam pessoalmente, mas a todos ao seu redor. Não se trata apenas de futebol. Não é aceitável que qualquer pessoa na sociedade seja alvo dessa forma covarde. Sabemos que os nossos adeptos são apaixonados por um clube inclusivo e que acolhe a todos e, por isso, pedimos que se reúnam para acabar com a discriminação”, destaca Billy Hogan, CEO do Liverpool.

O lançamento da campanha acontece um dia antes do boicote às redes sociais por parte dos clubes ingleses em movimento contra a discriminação online. Federações, ligas e times masculinos e femininos da primeira e segunda divisões do país ficarão sem interagir em suas redes sociais entre 30 de abril e 3 de maio.