Josep Maria Bartomeu renuncia ao cargo de presidente do Barcelona

Publicado em 27 out 2020, às 17h18. Atualizado às 17h35.

Josep Maria Bartomeu renunciou a presidência do Barcelona, é o que informa a imprensa espanhola na tarde desta terça-feira (27). Após uma reunião de emergência convocada pelo clube, ele decidiu deixar o cargo, juntamente com outros diretores.

Segundo o jornal Mundo Deportivo, a decisão se deu após a diretoria entrar em um consenso de que não seria viável realizar a votação sobre o futuro de Bartomeu no cargo em segurança, devido à pandemia.

A votação estava prevista para ocorrer no próximo final de semana, mas como a média do eleitorado é de 58 anos, e a Europa enfrenta uma segunda onda de contágios da Covid-19, o clube entendeu que não seria possível garantir a segurança e integridade dos votantes.

Ainda segundo o diário espanhol, Josep Maria Bartomeu teria tentado adiar a votação, após conversas com o governo da Catalunha, mas não obteve sucesso. Desta forma, se viu sem saída e obrigado a renunciar.

Sendo assim, o empresário encerra um período de seis anos na presidência do Barcelona. Curiosamente, Josep Maria Bartomeu assumiu o lugar de Sandro Rosell, que também renunciou ao cargo, em 2014.

O mandato do presidente se encerraria, incialmente, em junho de 2021, mas as votações haviam sido antecipadas para março de 2021.

Josep Maria Bartomeu vinha muito pressionado no cargo, principalmente após a goleada histórica sofrida para o Bayern de Munique, na última Liga dos Campeões, além da crise entre Lionel Messi e Barcelona. O processo que poderia levá-lo ao impeachment, teve mais de 20 mil assinaturas.