James Freitas segue no comando do Coritiba; relembre casos parecidos de interinos no Coxa

Essa não é a primeira vez que um nome interino ganha força no Alto da Gloria, confira outros casos.

por Raiane Parreira
com supervisão de Fernando Freire
Publicado em 28 maio 2024, às 17h36. Atualizado em: 29 maio 2024 às 10h20.

Após a demissão de Guto Ferreira no comando técnico do Coritiba – ocorrida no dia 03 de maio após derrota para o Sport no Couto Pereira, o treinador interino, James Freitas, segue preenchendo a vaga e já comanda a equipe há 4 jogos; entretanto, essa não é a primeira vez que um interino comanda o clube.

Treinador interino James Freitas.
James Freitas durante os treinos da equipe do Coritiba. (Foto: Coritiba/Instagram/@jamesfreitas_futeboloficial)

O caso mais recente é o de Thiago Kosloski, que assumiu o comando no Alto da Glória após a demissão de Antônio Carlos Zago; após somar 10 pontos de 15 possíveis o treinador foi efetivado, mas os bons resultados não se mantiveram e o clube foi rebaixado para a Série B com três rodadas de antecedência.

Ao longo de sua história, o Coritiba repetiu esse paradigma em outras ocasiões, confira:

Pachequinho

O ex-craque Pachequinho, por exemplo, já esteve no comando técnico interino do Coxa por 4 vezes, nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2020. Em 2017, inclusive, chegou a ser efetivado após a conquista do Campeonato Paranaense, mas foi demitido no mês de julho, após derrota por 4 a 0 para a Ponte Preta.

Dirceu Kruger

O flecha-loira, maior ídolo da história do Coritiba, exerceu diversos papéis ao longo de 50 anos dedicados ao clube, entre eles, o de treinador. Kruger comandou o Coritiba em diversas oportunidades entre os anos de 1979 e 1997, estando presente como treinador em 185 partidas oficiais, ao todo.

Lanzoninho

Voltando, mais uma vez, para a década de 70, o Coritiba apostou no treinador interino e ex-jogador Lanzoninho pela primeira vez no ano de 1971 – quando permaneceu até 1972. Teve outras passagens no alviverde em 1974 e 1977; Lanzoninho foi treinador do Coxa em 88 partidas.

Futuro de James Freitas

Tudo indica que o treinador interino será o comandante do Coxa na partida contra o Ceará na próxima sexta-feira (31) às 19h na Arena Castelão. Uma vez que o trabalho do profissional agrada o Diretor Técnico, Paulo Autuori, que segue, com cautela, em busca de um novo treinador para a equipe.

Quer mais notícias do esporte paranaense? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!

Você, aliás, também pode acompanhar as novidades do Paraná no programa Bate Pronto de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube (clique aqui) ou ligue o rádio na Jovem Pan News 107.1 e fique por dentro de todas as novidades do esporte.