Vitória no duelo deste domingo, às 16 horas, no Beira-Rio, será fundamental para as pretensões dos times colorado e tricolor no Brasileirão
Internacional e São Paulo farão um duelo decisivo para as pretensões de ambos em relação ao título do Campeonato Brasileiro. Uma vitória deixará a equipe na luta, mas a derrota — ou mesmo o empate — será péssimo, especialmente se o líder Palmeiras vencer na rodada.
O time colorado tem 53 pontos, três atrás do Palmeiras (56). O clube tricolor do Morumbi tem 52 e já estrá atrás também do Flamengo, que venceu o clássico com o Flu (3 a 0) no sábado e subiu para 55 pontos. Se perder, pode cair para a quinta colocação em caso de vitória do Grêmio (51) sobre o Palmeiras.
Depois de aproximadamente três anos, o São Paulo voltou a liderar o Brasileirão — na 17ª rodada, quando venceu o Vasco por 2 a 1, no Morumbi — e encheu o seu torcedor de esperança na conquista de um título, algo que não ocorre desde a Copa Sul-Americana de 2012.
No entanto, o time paulista caiu de produção e não vence há quatro rodadas e está cada vez mais distante do heptacampeonato brasileiro — o clube foi campeão em 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008.
O técnico Diego Aguirre tem entre os seus principais destaques o meia Nenê, de 37 anos, e o atacante Diego Souza, de 33. Ambos são os artilheiros da equipe na temporada., mas não têm conseguido manter o ritmo das atuações. E quando um deles não joga ou perde rendimento, o time sofre as consequências.
Além disso, as contusões musculares do meia-atacante Everton também complicaram o trabalho do treinador são-paulino. O jogador, que veio do Flamengo, se entrosou bem com a dupla Nenê e Diego, mas tem tido dificuldades para se recuperar fisicamente. A previsão é que Everton fique afastado por cerca de três semanas.
Além de Everton, o treinador não poderá contar com o zagueiro Arboleda (convocado pela seleção equatoriana) e o meia Araruna (que está em recuperação da forma física). No gol, Aguirre alternou a posição entre o titular Sidão e o reserva Jean, atitude que gera dúvidas sobre o pensamento do técnico.
Diante dos problemas, Aguirre deverá escalar o seguinte São Paulo para enfrentar o time colorado: Jean (Sidão); Bruno Peres, Anderson Martins, Bruno Alves (Rodrigo Caio) e Reinaldo; Jucilei, Hudson e Nenê; Rojas, Everton Felipe (Liziero ou Tréllez) e Diego Souza.
No Internacional, o técnico Odair Hellmann deverá ter os retornos do atacante Leandro Damião e do volante Rodrugo Dourado (ambos voltando de contusão. A equipe gaúcha também terá as voltas da dupla Victor Cuesta e Edenílson (suspensos).
Provalmente, o Inter entrará no gramado do Beira-Rio com a seguinte formaçã: Marcelo Lomba; Fabiano, Emerson Santos, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick, Nico López e William Pottker; Leandro Damião.