A Conmebol enviou por meio de seu presidente, Alejandro Domínguez, uma carta à Fifa reforçando seu pedido por um maior tempo de intervalo nas finais da Copa Libertadores e da Sul-Americana de 2021. A entidade planeja organizar um show artístico nesse período, seguindo os moldes do Super Bowl, do futebol americano.
Na carta, é pedido um tempo de 25 minutos de duração do intervalo, um acréscimo de 10 minutos em relação ao padrão. Segundo a Conmebol, esse tempo seria importante para que fosse realizado um evento artístico que animassem os torcedores presentes no estádio e os que estiverem vendo na TV. Além disso, seria um tempo a mais para que os jogadores se recuperassem fisicamente e para que os técnicos passassem suas orientações aos atletas.
A Conmebol reforça que essa mudança seria aplicada exclusivamente nas finais. A final da Libertadores, que será decidida entre Palmeiras e Flamengo, ocorrerá no dia 27 de novembro, em Montevidéu. A decisão da Sul-Americana será no mesmo local, mas no dia 20. Ambos os jogos serão disputados no Estádio Centenário.
Confira a carta da Conmebol à Fifa:
“Prezado Sr. Presidente, tenho o prazer de lhe escrever a fim de reiterar a proposta de modificação dos regulamentos que a Conmebol enviou à International Football Association Board (IFAB) em 4 de março deste ano e que também foi encaminhada ao Secretário-Geral da Fifa.
Esse documento levantava a possibilidade de prorrogar em 25 minutos o intervalo entre os dois tempos das partidas finais dos campeonatos (Libertadores e Sul-Americana). Esse tempo acrescido permitiria que um espetáculo artístico de alta qualidade fosse oferecido aos torcedores presentes no estádio e a quem acompanhasse a transmissão da televisão, assim como ocorre em outros esportes, com excelente receptividade do público.
Além disso, com esta modificação, os atletas teriam uma melhor recuperação física e os técnicos teriam a oportunidade de fazer ajustes mais precisos ou dar instruções mais claras aos jogadores, o que aumentaria o nível de competitividade e a qualidade do jogo. Não vamos esquecer que nesses jogos, que frequentemente chegam a 120 minutos mais pênaltis, os jogadores são submetidos a enormes demandas físicas e extremo estresse psicológico
e emocional.
É importante enfatizar, caro presidente, que esta mudança se aplicaria exclusivamente para as partidas finais do campeonato. Caso a modificação seja aprovada, a intenção da Conmebol é implantar a nova duração do intervalo nas partidas finais da Copa Sul-Americana e da Libertadores, previstas para os próximos dias 20 e 27 de novembro,
respectivamente.”