No dia 24 de junho de 1959, o Corinthians venceu o Barcelona no Camp Nou por 5 a 3, em partida amistosa disputada durante uma excursão do clube brasileiro pela Europa. O triunfo do Alvinegro diante da equipe catalã completa 61 anos nesta quarta-feira.
Comandado pelo técnico Sylvio Pirillo, o Timão entrou em campo formado por: Gylmar; Olavo e Oreco; Walmir, Goiano, Roberto; Bataglia, Luizinho, Índio, Rafael e Tite.
Corinthians teve bom retrospecto contra europeus em 1959
O Barcelona chegava para o jogo após as conquistas do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei. Uma das principais estrelas da equipe era o atacante brasileiro Evaristo de Macedo.
Evaristo, inclusive, foi quem abriu o placar na etapa inicial. Em seguida, Luizinho empatou para o Timão. Antes do término do primeiro tempo, Czibor voltou a abrir vantagem para o Barcelona.
Na segunda etapa, o Corinthians reagiu e marcou quatro vezes, com Bataglia, Índio, e Tite, que balançou as redes em duas oportunidades. Evaristo de Macedo ainda descontou para os donos da casa, e o amistoso terminou em 5 a 3.
Este não foi o único triunfo do Corinthians em solo europeu em 1959. Nesta excursão realizada entre os meses de maio e junho, o Alvinegro disputou um total de 10 jogos, com sete vitórias, duas derrotas e um empates.
A Epopeia Corinthiana
Entre Maio e Junho de 1959, o Corinthians embarcou em uma outra epopeia épica! O Esquadrão Mosqueteiro era considerado um dos maiores times do Mundo e assombrou a Europa, excursionou por França, Holanda, Alemanha, Bélgica, Portugal e Espanha pic.twitter.com/Pu5eO5Gywp
— Corinthians (de ?) (@Corinthians) May 17, 2020