Dagoberto vestiu a camisa do São Paulo por cinco temporadas e foi uma das peças fundamentais na sequência de títulos brasileiros conquistados pelo clube nos anos 2000. Neste sábado, a sua estreia pelo Tricolor Paulista completa 13 anos. E desde esta partida, o atacante já mostrava que seria importante nos títulos.

Para ser adquirido pelo São Paulo, Dagoberto precisou conseguir na Justiça a sua liberação do Athletico-PR, mediante pagamento de R$ 5,4 milhões pela sua rescisão contratual. Muitos clubes se interessavam pelo atacante, mas ele já tinha como prioridade o Tricolor, que não demorou para fechar o negócio.

Em 2 de maio de 2007, Dagoberto pisava em campo pela primeira vez como jogador do São Paulo. Apesar do sucesso com o clube pelo Campeonato Brasileiro, a sua estreia aconteceu em noite de Libertadores, no Morumbi, na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio pelas oitavas de final.

Dagoberto estreou com assistência em vitória sobre o Grêmio pela Libertadores

Na ocasião, Dagol, como é conhecido pelos tricolores, começou no banco de reservas, enquanto Muricy Ramalho escalava Leandro e Aloísio como a dupla titular do ataque. Depois de um primeiro tempo equilibrado, mas sem grandes emoções, o técnico são-paulino decidiu colocar o então estreante em campo para a segunda etapa.

Desde seus primeiros minutos em campo, o atacante já mostrou que seria decisivo. Logo aos 12 minutos, Souza cobrou escanteio na segunda trave, Dagoberto alcançou a bola e deu uma assistência certeira para Miranda marcar o gol da vitória do São Paulo.

Não bastasse isso, o camisa 25 ainda continuou muito participativo e chegou até a balançar as redes. Depois de tabela com Souza, o atacante recebeu nas costas da zaga e finalizou de voleio para marcar um belo gol, mas a arbitragem invalidou a jogada ao assinalar impedimento.

Apesar da boa participação de Dagoberto, a vitória pelo placar mínimo não foi suficiente para o São Paulo avançar às quartas de final. O seu gol anulado fez falta, já que, no jogo de volta, o Grêmio venceu por 2 a 0 e se classificou para a próxima fase da competição, enquanto o Clube do Morumbi estava eliminado.

Ainda assim, não faltaram bons momentos do atacante pelo Tricolor Paulista. Durante os cinco anos pelo São Paulo, foram 241 jogos, com 61 gols marcados e dois títulos brasileiros (2007 e 2008) conquistados. Já aposentado, Dagoberto voltou a vestir a camisa são-paulina e ser destaque no final do ano passado, quando o clube promoveu um torneio de lendas.