Há 10 anos, Palmeiras se despedia do antigo Palestra Itália
Há exatamente 10 anos, o Palmeiras realizava o seu último jogo no estádio Palestra Itália, a antiga casa do Verdão. Para se despedir, o clube convidou o Boca Juniors para um amistoso, mas os argentinos não vieram para brincadeira e estragaram a festa.
Nas arquibancadas, a torcida rival já avisava que não estava disposta a perder: “Não fazemos amistosos”, escreveram em uma faixa. Em campo, os jogadores corresponderam. Venceram por 2 a 0, mesmo sem os seus principais craques, como Riquelme, Palermo e Medel.
Logo aos 18 minutos, Cañete bateu falta, e Bruno espalmou. No rebote, Viatri driblou o goleiro e abriu o placar. Com isso, os palmeirenses passaram a gritar mais forte para empurrar o time em busca da virada, mas o elenco encontrava muita dificuldades para assustar. A melhor chance foi apenas aos 33, em cabeçada de Kleber, porém a bola passou pelo lado.
Já do outro lado, tudo dava certo. Aos 38, após cobrança de escanteio, Viatri ajeitou e Muñoz estufou as redes, ampliando o marcador.
Cleiton Xavier durante o jogo
Para a segunda etapa, o técnico Flávio Murtosa promoveu várias alterações, e o Palmeiras até voltou melhor. Aos seis minutos, Cleiton Xavier quase marcou, mas parou na defesa do goleiro Garcia. Assim, a última partida do histórico estádio terminou de um jeito frustante, mas nem por isso o palco deixará de ser querido pelos alviverdes.
Durante os 77 anos em que jogou no Palestra Itália, o Verdão disputou 1.346 partidas, das quais venceu 903, empatou 287 e perdeu 156, resultando em um aproveitamento de 74,2%. Foram marcados 2.954 gols por palmeirenses e 1.209 por rivais. Além disso, foram obtidas oito taças no local: a Libertadores 1999, a Copa Mercosul 1998, os Estaduais de 1933, 1936, 1976, 1996 e 2008, além do Rio-São Paulo de 1933.