Neste sábado, Palmeiras e Flamengo definem o campeão da atual edição da Libertadores. A bola rola às 17h (horário de Brasília), no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai. Com diferentes virtudes, Gustavo Gómez e David Luiz buscam levar suas equipes à conquista da taça.
(Arte: Gazeta Press)
Gómez chegou ao Palmeiras apenas em 2018, mas já é um dos defensores com o currículo mais vitorioso pelo Verdão. O paraguaio precisou de pouco tempo no Brasil para mostrar que poderia ser um dos líderes da equipe e um dos principais nomes de sua posição no país.
Em sua quarta temporada pelo Alviverde, Gómez busca o seu quinto título pelo clube. Até o momento, participou das conquistas do Campeonato Brasileiro de 2018 e das três taças de 2020: Paulista, Libertadores e Copa do Brasil. O zagueiro já disputou 156 partidas e marcou 17 gols pelo time palestrino.
Em campo, Gómez não necessariamente se destaca pela habilidade para construir com a bola no pé. Se não é dos mais técnicos, brilha pelo senso de posicionamento e pela imposição física, dificultando a vida dos atacantes nos combates individuais.
Do outro lado, David Luiz está escrevendo as primeiras linhas de sua história no Flamengo. Com contrato válido até o final de 2022, o defensor chegou ao clube carioca em setembro deste ano e, até o momento, disputou apenas sete partidas.
David Luiz tem o desafio de suprir a ainda sentida saída de Pablo Mari, que se destacou pelo Rubro-Negro na mágica temporada de 2019. Bruno Viana, Gustavo Henrique e Léo Pereira não deram conta do recado e, agora, o experiente zagueiro busca se firmar ao lado de Rodrigo Caio.
Se Gómez brilha pela capacidade de neutralizar jogadas do oponente, o ponto forte de David Luiz é sua técnica para sair jogando. O jogador, que já atuou como volante em momentos pontuais de sua carreira, consegue encontrar belos passes e já assumiu um papel importante na construção ofensiva do Flamengo.