O Grêmio está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Dentro de campo, a equipe fez sua parte e venceu o Atlético-MG por 4 a 3 nesta quinta-feira, na Arena. Porém, com a vitória do Juventude sobre o Corinthians, o time ficou na 17ª colocação da competição e caiu para a Segunda Divisão pela terceira vez em sua história.
O Tricolor começou com tudo e construiu uma boa vantagem antes da metade da etapa inicial. Logo aos cinco minutos, Douglas Costa recebeu pela direita e tocou para Rafinha. O lateral cruzou de primeira e mandou na cabeça de Diego Souza, que testou firme para abrir o placar para os gaúchos.
Na sequência, aos 10, Douglas Costa disparou sozinho pela direita e passou para Diego Souza. O camisa 29 viu Campaz livre e cruzou para o colombiano desviar de pé esquerdo para as redes e ampliar a vantagem. Pouco tempo depois, aos 19, o centroavante tricolor cobrou falta na entrada da área com precisão, por cima da barreira, e marcou seu segundo gol na partida, o terceiro do Grêmio.
No entanto, o Atlético-MG não sentiu o golpe, manteve a concentração e diminuiu aos 25. Dodô recebeu passe pela esquerda, cortou para o meio e acertou um lindo chute que encobriu Gabriel Chapecó, inaugurando os marcadores para os visitantes.
O Galo ganhou confiança com o gol, aumentou a pressão sobre os mandantes e foi às redes novamente aos 34 minutos. Calebe roubou a bola de Lucas Silva na intermediária e lançou para Vargas, que tocou entre as pernas de Chapecó para marcar mais um para os mineiros.
O segundo tempo do confronto começou com menos intensidade, sem grandes oportunidades de gol. Aos poucos, o Atlético foi ganhando campo com o controle da posse de bola e ficando mais próximo de chegar ao empate, mas o Grêmio aproveitou uma boa chance aos 13 minutos para marcar o quarto. Ferreirinha deu belo lançamento nas costas da marcação para Douglas Costa, que dominou e bateu forte de perna esquerda para dar mais tranquilidade ao Tricolor no jogo.
O Atlético tentou criar forças para reagir e quase anotou o terceiro em chute de longe de Dodô, que exigiu boa defesa de Chapecó. Só que o Grêmio continuou levando perigo nas chances que construiu e pôde ampliar o resultado aos 39, quando Jhonata Robert foi derrubado na área e o juiz deu pênalti. Borja foi para a bola, mas mandou por cima.
Aos 45, o Galo teve mais uma oportunidade e fez mais um com Hyoran. O meio-campista bateu falta na entrada da área e marcou o terceiro dos mineiros. Contudo, o time não teve mais tempo para tentar empatar e a partida acabou em vitória para o Grêmio, mas o Tricolor acabou sendo rebaixado pela combinação dos resultados.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 4 X 3 ATLÉTICO-MGLocal: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) Data: 8 de dezembro de 2021, quinta-feira Horário: 21h30 (de Brasília) Árbitro: Raphael Claus (SP-Fifa) Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (GO-Fifa) e Daniel Luis Marques (SP) VAR: Wagner Reway (PB-VAR/Fifa)
Cartões amarelos: Diogo Barbosa, Thiago Santos e Douglas Costa (Grêmio); Borrero (Atlético-MG)
GOLS: Diego Souza, aos 5′ e 19′, Campaz, aos 10′ do 1ºT, e Douglas Costa, aos 13′ do 2ºT (Grêmio); Dodô, aos 25′, Vargas, aos 34′ do 1ºT, e Hyoran, aos 45′ do 2ºT (Atlético-MG)
GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Rafinha, Rodrigues, Ruan e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Lucas Silva, Douglas Costa, Campaz (Jhonata Robert) e Ferreirinha; Diego Souza (Borja) Técnico: Vagner Mancini
ATLÉTICO-MG: Rafael; Guga, Nathan Silva, Micael e Dodô; Tchê Tchê (Neto), Calebe (Franco) e Borrero (Hyoran); Vargas, Savarino (Sávio) e Sasha (Felipe Felício)
Técnico: Cuca