O Grêmio estreou com o pé direito na Libertadores. O Tricolor Gaúcho visitou o América de Cali, nesta terça-feira, na Colômbia, e venceu por 2 a 0, em confronto válido pela 1ª rodada do torneio sul-americano.

Vindo de três aparições consecutiva nas semifinais da competição, os gaúchos abriram o placar com Victor Ferraz no primeiro tempo e fecharam o marcador com belo gol de Matheus Henrique, já na etapa final.

Com a vitória, o Grêmio cola no rival Internacional na liderança do grupo E. Os dois times brasileiros somaram três pontos, mas o Colorado fecha a rodada na frente por conta do saldo de gols, após vitória por 3 a 0 dentro de casa. América de Cali e Universidad Católica estão zerados.

O jogo

Os Grêmio abriu rapidamente o placar, aos 14 minutos do primeiro tempo. Em falta na intermediária, Diego Souza ameaçou a cobrança e partiu correndo para dentro da área, Lucas Silva bateu, a bola desviou na defesa e bateu em Diego Souza, em posição irregular. A arbitragem mandou seguir e Victor Ferraz ficou cara a cara para abrir o marcador com toque no canto esquerdo.

A fase de grupos da Libertadores não conta com VAR, logo não foi possível revisar a condição do atacante gremista no lance.

No minutos finais da primeira metade, os mandantes cresceram na partida e ameaçaram a meta de Vanderlei. No principal lance, Pisano cortou Matheus e Caio Henrique e acertou a trave aos 42 minutos.

Na segunda etapa, o Tricolor retomou o controle da partida e rapidamente ampliou. Aos quatro minutos, Everton Cebolinha arrastou dois marcadores para dentro da área, cortou e rolou para trás. A bola chegou em Matheus Henrique, que ajeitou na entrada da área e chutou com perfeição para acertar batida a meia-altura no canto esquerdo.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA DE CALI 0X2 GRÊMIO

Local: Estádio Olímpico Pascual Guerrero, em Cali (na Colômbia)

Data: 3 de março de 2020, terça-feira

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Guillermo Guerrero (Equador)

Assistentes: Byron Romero e Ricardo Baren (ambos do Equador)

Cartões Amarelos: Caio Henrique e Lucas Silva (Grêmio)

GOLS:

GRÊMIO: Victor Ferraz, aos 14 minutos do 1º tempo, e Matheus Henrique, aos quatro minutos do 2º tempo.

AMÉRICA DE CALI: Chaux, Arrieta (Juan Pérez), Marlon Torres, Segovia e Velasco; Sierra, Ureña e Pisano (Arias); Cabrera, Vergara e Rangel.

Técnico: Alexandre Guimarães

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel (Paulo Miranda), David Braz e Caio Henrique; Lucas Silva, Matheus Henrique (Bruno Cortez) e Maicon (Thaciano), Alisson, Everton e Diego Souza.

Técnico: Renato Gaúcho