O Grêmio segue embalado no Campeonato Brasileiro e vai se consolidando como sério candidato ao título. Neste domingo, na Arena, passou fácil pelo Vasco por 4 a 0, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com 42 pontos, o Grêmio se garante dentro do G-6, mas pode até fechar a rodada entre os quatro primeiros. O resultado, entretanto, foi muito ruim para o Vasco, que segue na zona do rebaixamento.

A equipe de Renato foca agora na Libertadores, e no meio de semana abre a disputa das quartas contra o Santos. Na próxima rodada do Brasileiro, vai encarar o lanterna Goiás fora de casa, só na segunda-feira, dia 14.

O Vasco jogará um dia antes, quando receberá o Fluminense no clássico carioca da 25ª rodada.

O jogo – Grêmio e Vasco foram para campo com propostas bem parecidas. Marcação pesada a partir da linha média, escapadas em velocidade com recomposição rápida. As semelhanças, entretanto, pararam por aí.

O Tricolor Gaúcho, superior tecnicamente, era muito mais eficiente nas ações ofensivas. A transição dos gaúchos para o ataque era mais objetiva e executada com menos toques. Mas o Vasco, bem organizado na defesa, conseguiu resistir até os 40 minutos.

Depois de criar algumas boas oportunidades, o Grêmio teve um gol anulado aos 22. Victor Ferraz foi lançado na direita da área, mas usou o braço para conduzir a bola, no início do lance que culminou no gol de Ferreira.

O gol finalmente saiu aos 40. Escanteio cobrado curto pela esquerda, a bola foi alçada no meio da área e Diego Souza subiu sozinho para testar para o fundo da rede.

Ricardo Sá Pinto mexeu no time no intervalo, sacando Castán e Marcos Júnior, para as entradas de Ricardo Graça. Mas o time não se acertou e voltou mais vulnerável.

O Grêmio não tomou conhecimento e ampliou aos 7 e aos 9. No primeiro lance, Ferreira abriu na esquerda para Victor Ferraz. Livre, o lateral cruzou na medida para a entrada de Diego Souza, que mais uma vez fez de cabeça.

Dois minutos depois, triangulação no ataque gremista, Diego Souza acha Pepê no semi círculo e ele rola atrás para Pinares. O chileno então acertou belo chute e marcou seu primeiro gol com a camisa do Grêmio.

Os dois treinadores promoveram várias substituições, mas o panorama da partida seguiu o mesmo. O Grêmio teve algumas boas oportunidades de ampliar, mas só chegou ao quarto gol nos acréscimos. Lucas Silva foi derrubado na área e ele mesmo cobrou e converteu o pênalti.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 4 X 0 VASCO

Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Data: 6 de dezembro de 2020, domingo

Hora: 16h (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus (SP)

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)

VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)

Cartões amarelos: Diego Souza, Lucas Silva (Grêmio); Léo Matos (Vasco)

Gols:

GRÊMIO: Diego Souza, aos 40 min do 1º tempo, e aos 7 do 2º; Ferreira, aos 9, e Lucas Silva, aos 47 min do 2º tempo

GRÊMIO: Paulo Victor, Victor Ferraz, Geromel, David Braz e Diogo Barbosa; Maicon (Darlan), Matheus Henrique (Thaciano) e Pinares (Lucas Silva); Ferreira, Diego Souza (Churín) e Pepê (Robinho)

Técnico: Renato Gaúcho

VASCO: Fernando Miguel, Miranda, Leandro Castán (Ricardo Graça) e Marcelo Alves (Ribamar); Léo Matos, Marcos Júnior (Juninho), Léo Gil, Martín Benítez e Neto Borges; Talles Magno (Tiago Reis) e Gustavo Torres (Carlinhos)

Técnico: Ricardo Sá Pinto