Além das dificuldades dentro de campo, o Flamengo tem uma preocupação a mais nesta reta final de Campeonato Brasileiro: três titulares da equipe serão julgados no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta sexta-feira. São eles os atacantes Gabigol e Bruno Henrique, e o zagueiro Gustavo Henrique.
A denúncia referente a Gabigol é pela expulsão na vitória por 4 a 3 sobre o Bahia, em 20 de dezembro, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador teria xingado o árbitro Flávio Rodrigues de Souza. Com duas denúncias, a pena cumulativa pode ser de até 12 jogos.
Já Gustavo Henrique responderá pela expulsão no clássico contra o Botafogo, no dia 5 de dezembro, também pelo Brasileirão. O zagueiro levou o cartão vermelho direto por puxar a camisa de um jogador adversário perto da área. No seu caso, a pena máxima prevista é de três jogos, mas como já cumpriu um de forma automática, pode escapar sem maiores prejuízos.
O caso de Bruno Henrique é o mais curioso: o atacante foi denunciado pelo lance em que atingiu o rosto do volante Breno, do Goiás, e causou uma fratura no seu nariz. O duelo, contudo, é da 11ª rodada do Brasileirão, e a denúncia inicial foi barrada pela comissão disciplinar.
Embora o lance tenha ocorrido dentro do campo de visão do árbitro e do jogador não ter sido sequer advertido, a procuradoria do STJD recorreu. Se o processo for adiante, Bruno Henrique pode pegar um gancho de até seis jogos de suspensão.
Na caça ao líder Internacional pelo título nacional nas últimas cinco rodadas do Campeonato Brasileiro, o Flamengo precisa de todas as forças para se manter na briga.