Flamengo e Fluminense ficarão 18 dias fora do Maracanã por reforma no gramado

Publicado em 6 ago 2021, às 14h23. Atualizado às 14h45.

Na manhã desta sexta-feira a gestão do Maracanã informou que o estádio ficará parado por 18 dias, a fim de recuperar as condições do gramado. Durante o período, Flamengo e Fluminense concordaram em não mandar jogos no local.

De 13 a 30 de agosto de 2021, entre as atividades que serão realizadas no Maracanã estão descompactação de todo o gramado, raspagem das linhas de marcação do campo e aplicação de fertilização foliar. Isso possibilitará uma breve recuperação para que o gramado receba as próximas fases das competições. A dupla Fla-Flu estão em três campeonatos simultâneos (Brasileiro, Libertadores e Copa do Brasil).

“Até o momento foram 43 jogos somente em 2021, o que equivale quase ao número de jogos de uma temporada inteira da Europa”, informa a nota divulgada pelo Maracanã.

Gramado do Maracanã (Foto: Divulgação/Felipe Siqueira)

Os responsáveis pelo estádio culpam fatores climáticos deste período do ano pela situação da grama, como “pouca incidência da luz solar, chuvas e queda de temperatura.”

Para a temporada de 2022, os gestores estão estudando a troca de gramado. O mesmo seria composto grama natural e material sintético, o que ganharia mais resistência.

Antes da paralisação, o Flamengo recebe o Internacional neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro. Na rodada seguinte, vai mandar o jogo com o Sport no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Pela Libertadores, o clube optou por jogar com o Olímpia em Brasília, no dia 18, em razão da possibilidade de receber torcedores.

O Fluminense, por sua vez, volta a jogar no estádio na próxima quinta-feira contra o Barcelona de Guayaquil-EQU, pela Libertadores. Na sequência terá de mudar o local de duas partidas do Brasileiro contra Atlético-MG e Bahia, marcados para os dias 22 e 29, respectivamente.

Caso o sorteio da Copa do Brasil coloque os clubes como mandantes no jogo de ida, ambos poderão mandar o primeiro confronto das quartas no Maracanã.