O Flamengo dominou o primeiro tempo e controlava o clássico na etapa final, mas foi castigado, mais uma vez, pelo alto. O Rubro-Negro saiu na frente, mas viu o Fluminense chegar ao empate, no segundo tempo, no 1º jogo da decisão do Campeonato Carioca. Filipe Luís reclamou que o clássico foi muito truncado e destacou que o rival melhorou com as substituições de Roger Machado.
“Estamos diante de uma equipe de qualidade. No segundo tempo, fizeram trocas que aumentaram o nível deles. Melhorou bastante. Jogadores fortes, rápidos. Pressionaram melhor. Acabamos não conseguindo sair com tanta facilidade. Mesmo assim, eles não tiveram chances de gol, a não ser a do gol, mas, principalmente, o jogo não teve continuidade. Foi um jogo muito parado, porque a arbitragem quis controlar o jogo de uma forma excessiva. Quis apitar todo tipo de falta, todo tipo de grito. Isso faz com que seja um jogo até chato para o telespectador. São duas equipes que querem jogar, querem a bola rolando. Acaba prejudicando”, declarou o lateral-esquerdo.
O primeiro tempo foi quase um monólogo rubro-negro. O Flamengo dominou o jogo e abriu o placar com Gabigol, de pênalti. O Fluminense praticamente não conseguiu jogar e trocou apenas 76 passes na etapa inicial. O ritmo rubro-negro caiu no segundo tempo. O jogo ainda era controlado, mas um vacilo aéreo custou a vitória. Filipe Luís sabe que o time precisa manter o nível a maior parte do jogo.
“Como sempre, pensar na gente. Pensar no que temos de melhorar. Nós tentamos ajustar não só para o jogo de volta, mas tentamos ajustar constantemente para a temporada inteira, que é longa. Claro que cometemos erros e temos de ajustar e fazer com que o nível continue 90 minutos e não só 45”, acrescentou.
Com o empate no primeiro jogo da final do Campeonato Carioca, quem vencer no próximo sábado, no Maracanã, será o campeão estadual. Um nova igualdade levará a decisão para os pênaltis.
Antes do decisivo jogo pelo Carioca, o Flamengo tem um compromisso pela Libertadores. Na quarta-feira, o Rubro-Negro recebe a LDU, no Maracanã, às 21 horas (de Brasília). O Fla lidera o Grupo G e precisa de apenas um empate para garantir a classificação antecipada para as oitavas de final.