A Ferj, Federação de Futebol do Rio de Janeiro, entrou com uma ação nesta terça-feira no TJF-RJ, Tribunal de Justiça Desportiva, pedindo a liberação dos direitos de transmissão da final da Taça Rio ao Flamengo. A informação foi publicada pelo colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim.

A disputa, que pode decidir o título do Campeonato Carioca, acontece entre Rubro-Negro e Fluminense nesta quarta-feira. Na segunda-feira, o Tricolor das Laranjeiras venceu o sorteio e foi escolhido mandante da partida.

Como a TV Globo rescindiu o contrato de transmissão do Estadual, o Fluminense ficou livre para transmitir a partida da maneira que escolhesse, seguindo a Medida Provisória aprovada pelo governo federal em junho, que dá ao mandante o direito de negociar a exibição das partidas de futebol no Brasil.

Ainda segundo O Globo, o Flamengo procurou o Flu para propor uma transmissão conjunta, mas a ideia foi negada. O Tricolor anunciou na última segunda-feira que exibirá o jogo em seu canal do YouTube, a FluTV.

Único clube do Campeonato Carioca sem contrato com a TV Globo para transmissão do Estadual, o Rubro-Negro exibiu duas partidas em seu canal de YouTube, a FlaTV. Ambos os duelos, porém, contra Boavista pela 1ª fase e Volta Redonda pelas semifinais da Copa Rio, tinham o Fla como mandante.