Com os casos do coronavírus diminuindo gradualmente, a Suíça faz o seu planejamento de retomada das atividades. Entre elas, está o futebol, o qual retornará nesta sexta-feira (19) com a primeira partida sendo entre o Young Boys e o FC Zurich. O brasileiro Nathan, ex-Palmeiras, será um dos jogadores em ação neste confronto.

O zagueiro de 25 anos está em sua terceira temporada no país – a primeira no atual time. Ele falou estar animado para poder jogar novamente uma partida oficial e também disse sobre o protocolo de saúde adotado.

“É muito bom poder retomar à rotina que estamos acostumados e fazer o que a gente mais gosta, que é jogar futebol, então fico feliz com o reinício das competições. Claro que todos nós ainda temos uma certa preocupação por toda essa situação causada pelo coronavírus, mas estamos tomando todos os cuidados. O governo aqui, juntamente com a federação e os clubes, criou um protocolo de saúde e estamos seguindo as medidas que foram passadas para não termos nenhum tipo de problema”, declarou.

O Zurich vinha fazendo partidas amistosos como forma de se preparar para o campeonato. Em todas os jogos-treinos, saiu vitorioso e aplicando goleadas. “Os amistosos foram muito bons para recuperarmos o ritmo e ganharmos confiança antes da volta do campeonato. Apesar do longo tempo parado, me senti bem em campo. Os exercícios diários feitos em casa e os treinamentos no clube foram fundamentais para me manter em condições de voltar bem. A gente precisa manter a mesma pegada nos jogos porque temos objetivos a alcançar nessa reta final de temporada”, afirmou Nathan.

Por fim, o defensor destacou a importância da conscientização e respeito da população sobre o isolamento social para o explicar a diminuição do número de infectados diários no país. “As coisas aqui na Suíça melhoraram muito nas últimas semanas. Passamos por um período bem complicado, assim como a maioria dos países passou ou ainda está passando, mas hoje a situação está bem controlada. As pessoas só saíam às ruas se, realmente, tinham alguma necessidade e respeitaram a quarentena. Isso foi muito importante, tanto que os números já são bem baixos de novos casos, o comércio e os restaurantes já estão funcionando e, aos poucos, as pessoas estão voltando à rotina”, finalizou.