Estudo aponta Flamengo como clube da América Latina com maior ativo digital

Publicado em 16 jun 2021, às 06h00. Atualizado às 06h30.

Com mais do triplo do valor do segundo colocado, o Flamengo é o clube da América Latina com maior ativo digital, quantia financeira que cada equipe pode gerar com suas redes sociais em marketing. É o que aponta a Sports Value, empresa especializada em marketing, branding, patrocínios e avaliações de marcas esportivas.

Em estudo realizado com Zeeng Data Driven, instituição consolidada em análises de marcas corporativas no digital, foram considerados todos os dados digitais dos clubes de todo o mercado latino-americano para descobrir quanto valem os ativos digitais dos mesmos. Com US$ 31,7 milhões (cerca de R$ 160,2 milhões), o Flamengo lidera o ranking com sobras.

Segundo a análise, o Rubro-Negro tem um número enorme de seguidores e o maior índice de engajamento do continente. Cerca de 56% dos ativos digitas do time carioca são provenientes do Instagram, enquanto outros 29% vêm do Youtube. Facebook e Twitter equivalem a 8 e 7%, respectivamente.

O segundo colocado é o River Plate, que possui US$ 10,1 milhões (R$ 50,95 milhões) em ativos digitais. Palmeiras e São Paulo aparecem na sequência com US$ 9,8 e 7,6 milhões (cerca de R$ 49,44 e 38,34 milhões).

(Foto: Reprodução/Sports Value e Zeeng Data Driven)

Ao todo, as equipes da América Latina somaram US$ 115 milhões (cerca de R$ 581,34 milhões) em ativos digitais e mais de 315 milhões de seguidores nas redes sociais no mês de maio de 2021. Anualmente, os clubes têm mais de 3,8 bilhões de interações.

A análise ainda destaca a força dos times brasileiros no Youtube, já que US$ 21 milhões (cerca de R$ 106,16 milhões) ou 84% do total do arrecadado na plataforma é gerado pelos clubes do país. Em média, entre 4% e 7% do potencial de receitas digitais das equipes vêm do Youtube.

O valor total do ativo digital representa o potencial de receitas que podem ser geradas em diferentes formatos. O estudo acredita que os clubes latino-americanos têm muito a explorar nas redes sociais, saindo dos  modelos de monetização baseados em visibilidade de marcas patrocinadores no rodapé de posts sem impacto algum. Por fim, ainda é sugerido a utilização de um marketing de conteúdo e inovação mercadológica, com estratégia e plano de longo prazo e resultados de curto prazo.