Estudo analisa chances de pontuação recorde do Flamengo no Brasileiro
Líder com oito pontos de vantagem sobre o vice Palmeiras, o Flamengo pode atingir uma pontuação histórica no Campeonato Brasileiro se mantiver o bom aproveitamento até aqui. Caso vença a próxima rodada, o Rubro-Negro já supera as pontuações das equipes campeãs nas edições de 2009 (o próprio Flamengo), 2010 (Fluminense), 2011 e 2017 (Corinthians).
Os matemáticos da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp) projetam que a possibilidade do Flamengo ser campeão com pontuação entre 84 e 90 pontos é de 75%, o que representaria ter um aproveitamento de pelo menos 73%.
A marca já superaria a pontuação de todos os campeões brasileiros desde 2006, quando a competição passou a ser disputada por 20 times. O recorde de pontos no atual formato do Brasileirão pertence ao Corinthians, que conquistou o título com 81 em 2015. Caso alcance 84 pontos, já seria suficiente para o Flamengo até superar os 72% de aproveitamento, recorde desde que a fórmula dos pontos corridos foi adotada em 2003.
Segundo o estudo da FGV, o Palmeiras, principal equipe na briga pelo título contra o Flamengo, tem 94% de chances de superar os 72 pontos, suficiente para ser a melhor campanha de um vice-colocado.
“Embora tenha visto as suas chances de título aumentar para algo próximo a 3%, o Palmeiras continua distante de conquistar o título brasileiro, graças ao grande desempenho do time carioca. No entanto, também há motivos para sorrir. O Palmeiras tem 94,5% de chances de superar os 72 pontos, o que o faria ter o melhor desempenho de um vice-campeão desde que a fórmula dos pontos corridos foi adotada. As chances do clube alviverde paulista superar os 80 pontos são de 22%, o que faria ser campeão em qualquer uma das edições desde 2006”, explica o analista do Esporte em Números da FGV EMAp, Flávio Fontanella.
Rivais cariocas lutam contra o rebaixamento
Se o Flamengo vai bem no pelotão de cima, duas equipes do Rio de Janeiro vivem momento complicado na fuga do rebaixamento. Segundo o estudo, possibilidade de um time carioca cair é de 81,2%, sendo que o Fluminense responde pela maior parte desse risco, com 61,1%. O Botafogo é o outro grande clube do Rio ameaçado, com 19,7% de chances de rebaixamento.
A pesquisa mostra que se as equipes atingirem os 43 pontos, a chance de escapar do descenso é de 94,4%. O modelo indica também que há 96,7% de chances de a pontuação necessária para escapar do rebaixamento esteja entre 38 e 44 pontos, que aumentam quanto mais próximo do limite superior.
“O Fluminense, aliás, não só viu suas chances de rebaixamento quase dobrarem, como terá que quebrar uma escrita recente para escapar do descenso. Nos últimos três anos, o tricolor carioca viu seu desempenho cair vertiginosamente nas últimas 8 rodadas. Em 2018 e 2017, ele venceu, respectivamente, apenas um e três jogos. Em 2016, o clube estava, após a 30ª rodada, na zona de classificação para a Libertadores e terminou em 13º após não vencer nenhum dos últimos 8 jogos. E a infeliz coincidência é que nos últimos 4 jogos daquela temporada o técnico era o mesmo dos dias atuais, Marcão. A situação tende a ficar ainda mais difícil, pois o São Paulo, próximo adversário do tricolor das laranjeiras, é o grande favorito do jogo, com 67% de chances de vitória”, aponta Flávio Fontanella.