Foi sofrido, mas o América-MG venceu o Sport por 3 a 2 nesta quarta-feira, na Arena Pernambuco, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um a mais desde os 24 minutos do primeiro tempo, o time mineiro abriu 2 a 0, mas viu os donos da casa buscarem o empate já na segunda etapa, mas garantiu vitória já na reta final.

No primeiro tempo, Alê abriu o placar para o Coelho em desvio de cabeça após cruzamento de Felipe Azevedo. Pouco depois, Gustavo Oliveira recebeu cartão vermelho após consulta do árbitro ao VAR, deixando o Sport em desvantagem numérica.

Com um homem a mais, o América ampliou no início da segunda etapa com Ademir, que contou com falha do goleiro Maílson para marcar em chute de longe. O Sport, no entanto, não se entregou, e buscou o 2 a 2 com Mikael, após cruzamento rasteiro de Ewerthon, e José Welison, em cobrança de falta.

No fim, outra falha de Maílson decidiu a partida. Juninho Valoura recebeu cruzamento de Patric, cabeceou forte para baixo, e goleiro não conseguiu segurar.

Com o resultado, o América subiu para a 10ª colocação, com 41 pontos. Já o Sport caiu para 18ª posição, com 30 pontos, seis a menos que o Bahia, primeiro clube fora da zona de rebaixamento e que tem dois jogos a menos.

O jogo – O América-MG começou melhor a partida, exigindo defesa de Maílson em tentativa de Juninho e levando perigo em finalização de Zárate, que tirou tinta da trave. A pressão inicial deu certo, e Alê abriu o placar aos 16 minutos, de cabeça, após cruzamento de Felipe Azevedo pela esquerda,

Aos 24 minutos, Gustavo Oliveira foi expulso por entrada dura em Felipe Azevedo. Inicialmente, o árbitro deu cartão amarelo ao meia, mas resolveu mostrar o vermelho após consultar o VAR.

Com um jogador a mais, o América voltou a levar perigo com Ademir, que ficou na frente do gol após grande lançamento de Felipe Azevedo, mas parou em Maílson. O Sport respondeu no fim do primeiro tempo com Mikael, em cabeçada para fora.

Na segunda etapa, Ademir ampliou aos seis minutos, em grande falha de Maílson. Após lançamento de Matheus Cavichioli, o meia-atacante viu o goleiro adiantado e chutou de longe, contando ainda com uma tentativa errada de domínio do camisa 1.

Quando o triunfo visitante já parecia assegurado, o Sport reagiu. Aos 20, Mikael recebeu cruzamento rasteiro de Ewerthon pela direita, antecipou a marcação e diminuiu. Aos 31, foi a vez de José Welison cobrar falta e balançar a rede.

A reação, no entanto, pouco adiantou. Aos 37 minutos, Patric foi até a linha de fundo e cruzou para Juninho Valoura, que cabeceou para baixo. Maílson chegou inteiro na bola, mas não segurou. Com isso, o América-MG venceu por 3 a 2.

FICHA TÉCNICA

SPORT 2 x 3 AMÉRICA-MG

Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)

Data: 10 de novembro de 2021, quarta-feira

Horário: 21h30 (de Brasília)

Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)

Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)

VAR: Jose Claudio Rocha Filho (SP)

Cartões amarelos: Tréllez e Marcão Silva (Sport); Lucas Kal, Alê e Juninho Valoura (América-MG)

Cartão vermelho: Gustavo Oliveira (Sport)

GOLS

SPORT: Mikael, aos 20, e José Welison, aos  minutos do 2ºT

AMÉRICA-MG: Alê, aos 16 minutos do 1ºT; Ademir, aos 6, e Juninho Valoura, aos 37 minutos do 2ºT.

SPORT: Maílson; Ewerthon (Tréllez), Rafael Thyere, Sabino e Sander; Marcão Silva, José Welison, Hernanes (Betinho) e Gustavo Oliveira; Mikael e Paulinho Moccelin (Everton Felipe).

Técnico: Gustavo Florentín

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva (Anderson) e Marlon (João Paulo); Lucas Kal (Zé Ricardo), Juninho e Alê (Juninho Valoura); Ademir, Felipe Azevedo (Rodolfo) e Zárate.

Técnico: Marquinhos Santos