(Foto: Gazeta Press)
Há 20 anos, Corinthians e Real Madrid empatavam por 2 a 2 em duelo, no Morumbi, pelo Mundial de Clubes. O confronto, válido pela primeira fase do torneio, ficou marcado por conta das grandes atuações de Edílson e Dida. Enquanto o atacante marcou duas vezes, sendo um golaço icônico para cima de Karembeu, o goleiro defendeu um pênalti e evitou a vitória europeia.
O confronto era o segundo do Alvinegro no Mundial. A equipe de Oswaldo de Oliveira estreou com vitória por 2 a 0 contra o Raja Casablanca e disputava, com o Real, a liderança do grupo A. O melhor colocado de cada chave se classificava para a decisão, no Maracanã.
2⃣0⃣ anos de um jogo histórico! Em 07/01/00, o Timão fez sua segunda partida no Mundial de Clubes da FIFA. Com dois gols de Edílson e Dida defendendo pênalti de Anelka, o Alvinegro empatou em 2 a 2 com o Real Madrid
? @BandTV#Mundial20Anos #TodoPoderosoTimão #VaiCorinthians pic.twitter.com/y6EovQeMRU
— Corinthians (@Corinthians) January 7, 2020
Dentro de campo, os espanhóis saíram na frente aos 19 minutos, com Anelka. Roberto Carlos cobrou falta firme da intermediária, a bola desviou no francês e matou Dida na jogada. Mas a resposta corintiana não demorou. Aos 28 minutos, Luizão foi lançado na área, o centro-avante dominou e ajeitou para Edílson, que bateu de primeira para empatar.
No segundo tempo, Edílson protagonizou seu maior momento com a camisa do Corinthians. Aos 19 minutos, o atacante recebeu pela ponta direita, se afastou de Roberto Carlos e decidiu partir para cima do zagueiro francês Karembeu, campeão mundial em 1998. O camisa 10 deu uma caneta no defensor e bateu de primeira, no canto, para virar o placar.
Há 20 anos, Karembeu conhecia um tal de Edílson, o ?! #Mundial20anos #TodoPoderosoTimão #VaiCorinthians pic.twitter.com/5ovadRW6Nx
— Corinthians (@Corinthians) January 7, 2020
Mas a vitória não veio. Aos 26 minutos, Anelka recebeu ótimo lançamento do meio de campo e ficou cara-a-cara com Dida. O francês driblou o goleiro brasileiro e empurrou para as redes. Mas a reação não se transformou em vitória do Real.
Aos 36 minutos, Sávio foi derrubado dentro da área e os espanhóis tiveram um pênalti para virar a partida. Anelka partiu para cobrança, mas dessa vez parou em Dida, que voou para o canto direito para fazer a defesa. O empate serviria, unido à vitória contra o Al-Nassr, para classificar o Timão à decisão. Na final, os corintianos bateram o Vasco nos pênaltis e conquistaram o primeiro Mundial de Clubes da FIFA.