A decisão da Liga dos Campeões, marcada para a tarde deste domingo, coloca frente a frente dois jogadores que tiveram protagonismo no futebol europeu ao longo da temporada. Do lado do Paris Saint-Germain, as atenções estão voltadas a Neymar, que tenta conduzir o time francês ao título inédito da competição continental. Para o Bayern de Munique, o principal destaque é o atacante Robert Lewandowski, que tem mantido uma alta média de gols.

Após diversas lesões e polêmicas fora de campo, Neymar tem a oportunidade de cumprir seu principal objetivo no PSG. Ao contratar o brasileiro, a expectativa do clube parisiense era elevar seu patamar, podendo bater de frente com os grandes times da Europa. No entanto, o jogador esteve fora de momentos decisivos nos últimos anos e acabou sendo alvo de críticas da torcida.

Na temporada atual, o camisa 10 não fez um grande número de partidas, mas foi decisivo quando esteve em campo. No total, Neymar disputou 26 jogos, somando 19 gols e 12 assistências. Apesar de não ter balançados as redes nas últimas partidas, o craque teve participação direta nas vitórias do PSG contra Atalanta e Red Bull Leipzig.

Ver essa foto no Instagram

2018- caído no chão LESIONADO 2019- caído no chão LESIONADO 2020- caído no chão AGRADECENDO ?? 2 anos seguidos sofrendo lesão em momentos cruciais, importantes pra mim e pra nossa equipe. Hoje eu inteiro, sem lesão, podendo ajudar meus companheiros da melhor forma possível. Estou feliz demais, muito feliz …muito! Fizemos história hoje mas não queremos parar por aqui, queremos mais … vamos em busca do caneco, da orelhuda, do TROFÉU! PARIS EM FESTA ❤️?❤️?

Uma publicação compartilhada por ene10ta Érre ?? ? neymarjr (@neymarjr) em

Lewandowski, por sua vez, colecionou marcas positivas ao longo da temporada. Foram 55 gols e 10 assistências em 49 jogos. O atacante polonês foi o principal artilheiro entre as grandes competições nacionais do Velho Continente, ficando com a Chuteira de Ouro.

Na Liga dos Campeões, o camisa 9 do Bayern tem chance de alcançar o recorde de gols em uma única edição do torneio. Até o momento, Lewa tem 15 gols na competição, apenas dois a menos que a marca obtida por Cristiano Ronaldo na temporada 2013/2014.

Além de brigarem pelo título da Champions, Neymar e Lewandowski também são cotados na disputa para o prêmio “The Best”, da Fifa, que elege o melhor jogador do mundo.