Neste sábado, o Atlético Mineiro bateu o Palmeiras, por 2 a 0, no Mineirão. Com a vitória, a equipe comandada por Cuca abriu cinco pontos de vantagem para o Alviverde na Série A. Em entrevista coletiva, o técnico analisou o triunfo e elogiou os jogadores, mas citou a importância de manter o foco.

Primeiramente, o treinador mencionou as partidas decisivas do Atlético em sequência, tanto pela Libertadores como pela Copa do Brasil. Segundo ele, esse tipo de confronto faz com que a equipe “suba o nível de amadurecimento”. Além disso, ele destacou as nove vitórias seguidas no Brasileirão como “um fato inédito” em sua carreira.

Cuca falou sobre a necessidade de preservar a parte física dos jogadores: “A gente tem uma defesa muito sólida. Temos a nossa maneira de jogar, usando bastante o elenco, rodando, o que nos dá um índice de lesão baixo. Lógico que a confiança de todos vai subindo à medida que você vence jogos.”

“Estou muito satisfeito com o que o pessoal vem apresentando, tem jogado com muito afinco e garra. E muita qualidade: taticamente, eles são muito obedientes e sabem, cada um, a sua função. A parte técnica é muito boa”, completou.

No entanto, apesar do bom momento vivido, Cuca destacou o valor de manter os pés no chão: “Não me iludo, porque tudo é no fio da navalha. Futebol é muito dinâmico: você tem que estar com a rédea cada vez mais curta, em todos os sentidos. Vamos nos preparar bem, para fazer o melhor – aproveitar o máximo que puder, sem firula.”

Por fim, o comandante falou a respeito da qualidade da saída de bola de sua equipe: “Quando você tem o controle do jogo, a posse da bola, você está desgastando o adversário. Isso faz parte de um processo do jogo – às vezes você é desgastado, mas, na maioria das vezes, tem que desgastar. Lá na frente, pode ser que faça a diferença. Ainda podemos melhorar um pouco mais nessa transição do meio para o ataque, ter um pouco mais de agudez, velocidade.”

Agora, o Atlético se concentra para o confronto de quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), diante do River Plate, pelas quartas de final da Copa Libertadores. Na partida de ida, em Buenos Aires, o Galo venceu por 1 a 0. Já no jogo de volta, o time de Belo Horizonte não poderá contar com o meia Nacho Fernández. Matías Zaracho e Allan são os possíveis substitutos, mas Cuca garantiu na coletiva que ainda não tomou uma decisão.