De volta ao Shakhtar Donetsk após empréstimo ao Sporting, Fernando foi campeão ucraniano na tarde de sábado. Embalado pelo título antecipado, o atacante formado nas categorias de base do Palmeiras sonha com a possibilidade de disputar as Olimpíadas de Tóquio 2021 e, curiosamente, já treinou com a Seleção de Tite.
O Brasil trabalhou na Academia de Futebol antes da última rodada para as Eliminatórias 2017 e Fernando foi um dos escolhidos para completar os treinos de Tite. Ele chegou a ser convocado para períodos de treinamento com a Seleção Sub-20 em 2018, mas acabou fora do Sul-Americano da categoria, disputado no ano seguinte.
“É um objetivo muito grande defender a Seleção Olímpica”, disse Fernando à Gazeta Esportiva. “Tenho que trabalhar bastante e me dedicar para poder surgir essa oportunidade no ano que vem”, acrescentou, já que o evento foi adiado em função da pandemia de covid-19.
?? EMOÇÕES DOS CAMPEÕES! ?? pic.twitter.com/uNnhtThHWF
— FC SHAKHTAR BRASIL (@shakhtar_brasil) June 20, 2020
Com o desejo de defender a Seleção, Fernando já tem a companhia de uma legião de compatriotas no Shakhtar. Entre os 11 brasileiros que defendem o time de Donetsk, recém-campeão, estão o zagueiro Vitão, também formado nas categorias de base do Palmeiras, além de nomes como Taison, Dentinho, Marlos, Maycon e Alan Patrick.
“Ajuda bastante ter vários brasileiros e a comissão portuguesa”, disse Fernando, treinado pelo lusitano Luis Castro. “Facilita na adaptação ao país, dentro e fora do campo. A convivência se torna mais fácil aqui na Ucrânia”, completou o atacante, que nunca sofreu com racismo na região.
No último sábado, com gols marcados pelos brasileiros Taison e Tetê (2), o Shakhtar venceu o Oleksandriia por 3 a 2, no Estádio Olympiyskyi. A cinco rodadas do fim, a equipe de Donetsk lidera o Campeonato Ucraniano com 71 pontos e não pode mais ser alcançada pelo Dínamo de Kiev, que tem 52.