Cotado no Brasil, Mourinho pode assumir a seleção de Portugal após eliminação na Copa
A eliminação nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar abalou a seleção portuguesa. A derrota inesperada para Marrocos deixou o já questionado técnico Fernando Santos ainda mais na berlinda e, de acordo com veículos de Portugal, o treinador não deve permanecer no cargo após a queda no Mundial.
Desta forma, quem passou a ser cotado para a vaga foi um renomado treinador lusitano: José Mourinho. Segundo informações da Gazzetta dello Sport, o comandante de 59 anos já foi abordado pela Federação Portuguesa e negocia os termos da contratação.
Leia também
Uma possibilidade que não está descartada é a de Mourinho acumular funções e dirigir tanto a seleção nacional quanto o seu clube, a Roma. Esta condição teria agradado o técnico.
Multicampeão pelo Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid e Manchester United, Mourinho comanda a Roma desde maio de 2021. No intervalo de tempo, ele pôs fim a um jejum de 14 anos sem título para o clube e conquistou a Liga Conferência, logo na primeira edição do torneio. Seu nome foi cogitado para a seleção brasileira após a saída de Tite, na desclassificação para a Croácia.
Já Portugal voltará às atividades em março de 2023, quando começará a disputar as Eliminatórias para a Eurocopa de 2024, que acontecerá na Alemanha. A seleção já tem duas partidas agendadas: contra Liechtenstein (23 de março) e Luxemburgo (26). Até lá, deve tomar uma decisão quanto ao futuro do seu comando técnico.