Coritiba tentará quebrar tabu em estreias na Série A
Está chegando a hora! Após quatro meses, a bola volta a rolar para a principal competição de futebol do país: a Série A. De volta a elite, o Coritiba fará sua estreia na competição neste domingo (10), às 11h, diante do Goiás, no Couto Pereira.
Além da motivação pelo retorno ao principal escalão do futebol brasileiro, o Coxa também tentará quebrar um pequeno tabu em estreias na competição, por pontos corridos. A última vez que a equipe comemorou uma vitória na largada do campeonato, depois de ter conseguido o acesso, foi em 2008.
Rebaixado em 2005, o Coritiba conseguiu o título da Série B e o acesso em 2007, assim como em 2010, após ter sido rebaixado um ano antes. Já em 2019, o Coxa subiu após ter terminado em terceiro lugar na Série B. Entretanto, das três vezes, apenas na primeira obteve um triunfo na largada do campeonato seguinte.
Jogo das faixas
Em 2008, naquele que ficou conhecido como “jogo das faixas”, o Coritiba, Campeão Paranaense, encarou o Palmeiras, Campeão Paulista.
No Couto Pereira lotado, naquele domingo, dia 11 de maio de 2008, o Coxa não tomou conhecimento, e venceu por 2 a 0, gols marcados pelo meia Michael e pelo atacante Hugo.
Estreias frustrantes
Após aquela estreia com vitória, o Coritiba não iniciou a Série A bem, após ter subido de divisão. Em 2011, derrota para o Atlético-GO por 1 a 0, enquanto em 2020, novo revés, pelo mesmo placar, desta vez para o Internacional. Em ambas, o palco foi o mesmo: o Couto Pereira, mesmo local da partida deste domingo. Será que o tabu será quebrado?
Provável escalação
Para a partida contra o Goiás, o técnico Gustavo Morínigo poderá mandar a campo o que tem de melhor. A tendência é de que ele repita a escalação que venceu o Maringá, no título estadual.
A única dúvida é no meio-campo. O volante Andrey, que não treinou na quarta e na quinta-feira, participou normalmente das atividades nesta sexta-feira (08), e está liberado para a partida. Caso ele seja preservado, Val e Matheus Sales são as opções.
Com, isso, um provável Coritiba tem: Alex Muralha; Warley, Henrique, Luciano Castán e Egídio; Willian Farias, Andrey e Thonny Anderson; Igor Paixão, Alef Manga e Léo Gamalho
Coritiba e Goiás se enfrentam neste domingo (10), às 11h, no Couto Pereira, pela primeira rodada da Série A.