Com o resultado dos jogos do Campeonato Brasileiro da última segunda-feira, o Grêmio mantém chances de permanecer na elite do futebol nacional. Porém, o Tricolor não depende apenas de suas forças na rodada final.
Além de obrigatoriamente ter que vencer o já campeão Atlético-MG, em Porto Alegre, o Imortal terá que torcer para Corinthians e Fortaleza – ambos já estão classificados para a fase de grupos da Libertadores e disputam a quarta posição do campeonato.
Para o Grêmio evitar a queda, o Timão terá que vencer o Juventude, fora de casa, e o Fortaleza derrotar o Bahia, no Castelão.
Desta forma, os comandados de Vagner Mancini iriam empatar com o time de Caxias do Sul e o Esquadrão, mas levariam vantagem no número de vitórias.
Porém, caso um dos dois pontuem, o Grêmio será rebaixado pela terceira vez em sua história.
Os jogos da última rodada serão disputados na quinta-feira, todos iniciando às 21h30 (de Brasília).
Rivalidade com o Alvinegro
O empate entre Grêmio e Corinthians, na Neo Química Arena, no último domingo, complicou a vida dos gaúchos no campeonato. Os donos da casa tiveram a chance de ‘dar o troco nos rivais’, já que o Tricolor decretou o rebaixamento dos paulistas ao empatarem em 1 a 1, na última rodada do Brasileirão de 2007.
Apesar de não definir a queda do Imortal, os torcedores do Timão fizeram festa nas arquibancadas, com direito a balões com a letra ‘B’, fantasias de fantasmas, se referindo à segunda divisão do Campeonato Brasileiro, além de cantarem músicas provocativas, como “Arerê, o Grêmio vai jogar a Série B”.