O “Tiburón”, ou “Tubarão” correrá atrás de um outro empate para carregar a decisão à disputa de penais; entenda!
Atlético Paranaense e Junior Barranquilla empataram na primeira partida da decisão da Conmebol Sul-Americana, na noite desta quarta-feira (5). No Estádio Roberto Meléndez, um gol para cada lado, na segunda etapa, e 1 a 1 no placar. Pablo marcou o gol atleticano e González o do time da casa. O jogo de volta acontece na próxima quarta-feira (12), em Curitiba. Vale a taça da Conmebol Sul-Americana!
O jogo começou com a característica de uma final sul-americana: muita marcação e poucas chances criadas. O time da casa tentou uma pressão inicial e chegou ao ataque em algumas oportunidades, mas sem colocar perigo ao gol de Santos. A primeira boa chance foi com Díaz, aos 28 minutos. Após passe de cabeça, o jogador da equipe colombiana dominou e mandou de perna direita, mas por cima do gol.
A reta final da etapa inicial não trouxe chances para nenhuma das equipes, que foram para o vestiário com o placar de 0 a 0. A grande chance não criada no primeiro tempo apareceu logo no primeiro minuto da segunda etapa. Veiga cobrou escanteio e Léo Pereira subiu mais que a defesa, mas cabeceou para fora.
E quando o time da casa tentou dar a resposta, deixou espaço para o contra-ataque atleticano. Aos cinco minutos, a bola chegou até Nikão, que ganhou na força e na velocidade e tocou para Pablo. O camisa 5 invadiu a área e bateu de primeira para abrir o placar. 1 a 0!
Só que, dois minutos depois, veio o empate. A bola ficou viva dentro da área e González bateu dentro da pequena área. 1 a 1. Aos 21 minutos, Lucho cobrou escanteio, Léo Pereira desviou de cabeça e Thiago Heleno foi para a dividida com o goleiro. A defesa deu o chutão e afastou.
Três minutos depois, cobrança de falta ensaiada e a bola é tocada para Nikão, dentro da área. O camisa 11 não pegou como queria e a bola ficou com o goleiro. Aos 25 minutos, o árbitro assinalou pênalti para a equipe colombiana. Pérez cobrou e acertou o travessão!
Bom ataque aos 37’. Nikão viu a entrada de Bruno Guimarães na área e fez o passe. O camisa 16 fez o drible, mas na segunda tentativa a zaga afastou o corte, quase dentro da pequena área.Santos fez ótima intervenção nos acréscimos. Ruiz foi lançado e ficou cara a cara com o arqueiro rubro-negro, que fechou o ângulo e ficou com a bola.
Logo depois, mais uma ótima defesa. O chute de fora da área foi uma pancada no canto direito, mas Santos se esticou todo e evitou o gol. Final de partida na Colômbia, Junior Barranquilla 1 x 1 Atlético Paranaense!
Junior Barranquilla 1×1 Atlético Paranaense
Conmebol Sul-Americana: Final – Jogo de ida
Local: Estádio Roberto Meléndez
Árbitro: Diego Haro [Peru]
Auxiliares: Jonny Bossio [Peru] e Victor Raez [Peru]
Quarto árbitro: Carlos Orbe [Equador]
Árbitro de vídeo: Gery Vargas [Bolívia]
Árbitros de vídeo auxiliares: Alexis Hererra [Venezuela] e Carlos Astroza [Chile]
Junior Barranquilla: Viera; Piedrahita, Gómez, Pérez e Gutiérrez; Narváez (Hernández, aos 38’ dp 2ºT), Sánchez (Moreno, aos 25’ do 2ºT), Cantillo e Barrera; González (Ruiz, aos 21’ do 2ºT) e Díaz; Técnico: Julio Comesaña; Gol: González, aos 7’ do 2º tempo; Cartão amarelo: Pérez.
Atlético Paranaense: Santos; Jonathan, Thiago Heleno, Léo Pereira e Renan Lodi; Bruno Guimarães e Lucho González (Marinho, aos 41’ do 2ºT); Nikão, Raphael Veiga (Wellinton, aos 32’ do 2ºT) e Marcelo; Pablo (Rony, aos 15’ do 2ºT); Técnico: Tiago Nunes; Gols: Pablo, aos 5’ do 2º tempo; Cartão amarelo: Léo Pereira, Bruno Guimarães, Thiago Heleno.
*Com informações da assessoria do Atlético-PR