COPA ITÁLIA: Decisão entre Napoli e Juventus promete grande duelo

Publicado em 17 jun 2020, às 13h06. Atualizado em: 18 jun 2020 às 11h22.

Um gigante do Norte contra um gigante do Sul. Napoli e Juventus fazem o confronto final da Copa da Itália nesta quarta-feira (17), as 16h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Roma. A partida será tramitada ao vivo pela Dazn e será a primeira grande decisão de campeonato realizado com portões fechados por causa da Covid-19.

Juve e Napoli vem tendo disputas frequentes no Campeonato Italiano. Das últimas cinco edições do Scudetto, em três ambos duelaram ponto a ponto em busca do título. Nas três ocasiões, a Juventus venceu o Napoli. Contudo na Copa Itália a situação é diferente. Na única final que os dois se enfrentaram deu Napoli. Foi na temporada 2011-12, na qual o Napoli bateu a Juventus por 2×0 e conquistou o quinto título de Copa Itália.

A partida será tramitada ao vivo pela Dazn. Clique aqui e acompanhe!

Retrospectiva

No trajeto até a final o Napoli passou pelo Perugia (2×0) na oitavas, superou a Lazio (1×0) nas quartas e passou pela Inter de Milão na semifinal após dois empates (1×1) e (0x0), conquistando a vaga pelo gol fora de casa.

O esquadrão “azzurro” conseguiu segurar o poderoso ataque da Inter de Milão e arrancou um empate em 1 x 1. Depois de sofrer um gol contra logo nos primeiros 2 minutos de jogo, em uma cobrança de lateral, o time reagiu e, em um contra-ataque rápido, no final do primeiro tempo o artilheiro do time Mertens marcou um golaço que garantiu a classificação da Napoli na final. Veja os melhores lances do jogo:

Enquanto a Juventus passou pela Udinese (4×0) nas oitavas, eliminou o Roma (3×1) nas quartas e o Milan na semifinal após uma vitória (1×0) e um empate (1×1).

No último jogo contra o Milan, a Juventus ficou no zero a zero, mas teve a chance de abrir o placar com um pênalti, aos 16 minutos do primeiro tempo. Cristiano Ronaldo bateu e a bola foi na trave, veja a cobrança perdida pelo craque no vídeo abaixo:

A Juventus é a maior campeã do torneio, são 13 títulos ao longo da história. Entra em campo hoje buscando o seu 14º titulo da Copa da Itália. Já o Napoli tenta voltar a ser campeão da Copa após cinco temporadas. Os Napoletanos vão em busca do sexto título deles na história.

Técnico “traidor”

O sucesso recente da Napoli e as frequentes disputas com a Juventus tem, em partes, o mérito do antigo treinador que hoje comanda o time da Juventus. É Maurizzio Sarri. O italiano de 61 anos passou três anos no Napoli, saindo em 2018, quando trocou o clube do sul da Itália pelo Chelsea.

Na época, ainda restavam dois anos de contrato de Sarri com o Napoli, mas com uma proposta financeira melhor, o treinador preferiu ir para o clube inglês. Agora, duas temporadas depois, Sarri está perto da Napoli de volta, porém defendendo outras cores em solo italiano.

Com final única, os times precisam de uma vitória para garantir o título, em caso de empate, o jogo segue para prorrogação e se o resultado persistir o jogo será decidido nos pênaltis.