Coordenador científico fala sobre estado de saúde de Luxa: “Boas expectativas”

Publicado em 6 jul 2020, às 21h00. Atualizado às 22h14.

O técnico Vanderlei Luxemburgo testou positivo para covid-19 na última sexta-feira e foi imediatamente afastado das atividades pelo Palmeiras. De acordo com Daniel Gonçalves, coordenador científico do clube, o estado de saúde do treinador está sob controle.

“Ele tem se apresentado bem. Praticamente, assintomático ou oligossintomático. A gente tem boas expectativas. Nosso departamento médico vem fazendo todo o acompanhamento e acreditamos que, em breve, estará conosco no trabalho”, disse Gonçalves à Gazeta Esportiva nesta segunda-feira.

Com 68 anos de idade, Vanderlei Luxemburgo integra o grupo de risco para covid-19. Por outro lado, o técnico do Palmeiras, ex-jogador de futebol, teve a doença detectada ainda no começo e vem sendo monitorado permanentemente pelos médicos do clube.

“A gente sabe que todas as pessoas de terceira idade ou que têm doenças pregressas são casos de maior atenção. Mas ele tem boa saúde, está recebendo acompanhamento especializado e precoce. Então, acreditamos que vá se desenvolver bem”, declarou Daniel Gonçalves.

Luxemburgo deve permanecer afastado da Academia de Futebol por aproximadamente duas semanas e, antes de retornar, passará por exames para comprovar que não há risco de transmitir a doença. A contaminação do técnico não muda a rotina do preparador físico Antônio Mello, de 72 anos.

“O Mello tem mais de 60 anos, mas é uma pessoa muito ativa e consciente. No âmbito do futebol, há vários profissionais da saúde atuando e isso facilita na conscientização. Então, ele tem tomado todos os cuidados e liderado a equipe de preparação física para se preservar”, contou Daniel Gonçalves.