O Palmeiras estreia na Copa Libertadores contra o Tigre às 19h15 (de Brasília) desta quarta-feira, no Estádio Monumental Victoria. Em busca de um título inédito na carreira, Vanderlei Luxemburgo disputará o torneio continental pelo clube alviverde pela terceira vez.

Em 1994, com ídolos como César Sampaio, Zinho e Evair, o Palmeiras chegou a golear o tradicional Boca Juniors por 6 a 1 na primeira fase. Nas oitavas de final, porém, o estrelado time então dirigido por Luxemburgo acabou eliminado pelo rival São Paulo.

Na última passagem pelo Palmeiras, o treinador participou da edição de 2009 da Copa Libertadores. O time alviverde passou da primeira fase com um gol histórico de Cleiton Xavier contra o Colo-Colo, superou o Sport nos pênaltis nas oitavas e perdeu do Nacional nas quartas.

Com um total de 20 partidas pelo Palmeiras na Copa Libertadores, Vanderlei Luxemburgo é superado no quesito apenas por Luiz Felipe Scolari (41). O atual treinador tem nove vitórias pelo clube no torneio continental e também só fica atrás do gaúcho (24).

Aos 67 anos de idade, Luxa acumula seis participações no torneio continental ao longo da carreira e nunca conseguiu alcançar a decisão. Em seu recorde, como treinador do Santos, chegou até as semifinais da edição de 2007 e acabou eliminado pelo Grêmio.

Campeão da Copa Libertadores pela única vez em 1999, sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Palmeiras em 2020 disputará o torneio pela quinta vez consecutiva de maneira inédita. Bolívar e Guarani, algoz do Corinthians, completam o Grupo B.