Contra o Grêmio, Athletico tenta quebrar jejum jogando na Arena

Publicado em 19 fev 2021, às 15h31. Atualizado às 15h32.

O Athletico tentará quebrar um jejum na partida contra o Grêmio, no domingo (21), às 18h15. O Furacão venceu apenas uma vez, jogando na Arena do Tricolor Gaúcho, palco do jogo desta 37ª rodada.

Inaugurada no final de 2012, a Arena do Grêmio foi palco de 11 confrontos entre o time gaúcho e o Athletico. O retrospecto é amplamente favorável ao time da casa, que venceu sete vezes. Houveram ainda três empates. A única vitória do Furacão na casa gremista foi em 2016.

A vitória foi no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Após perder na Arena da Baixada, por 1 a 0, o Furacão devolveu o placar, com gol de André Lima. Nos pênaltis, entretanto, o Athletico acabou sendo eliminado, após perder por 4 x 3, com o goleiro Weverton errando a última cobrança.

Em geral, o retrospecto do Athletico contra o Grêmio não é bom para o Rubro-Negro. Até hoje, foram disputados 61 jogos entre as equipes. O Tricolor Gaúcho venceu 32 vezes, contra 16 do Furacão. Houveram ainda 19 empates.

Enfrentar o rival fora de casa, aliás, é tarefa árdua para o Athletico. Além de 2016, o Furacão só venceu o Grêmio em Porto Alegre em 1983, pelo Campeonato Brasileiro. Foram 21 derrotas e nove empates.

Recorde de vitórias fora de casa

Apesar dos números desfavoráveis contra o Grêmio, o Athletico tem outra motivação para o confronto, além da briga pela classificação a Libertadores.

O Furacão tem seis vitórias como visitante no Campeonato Brasileiro. É a melhor campanha do Rubro-Negro nos campeonatos por pontos corridos, igualando os anos de 2017 e 2019.

Caso vença no domingo, além de quebrar o jejum em Porto Alegre, o Furacão também registra um novo recorde de vitórias como visitante no torneio nacional.

Força máxima

Para a partida, o técnico Paulo Autuori deverá repetir a escalação da vitória contra o Atlético-GO. A única dúvida está entre Christian e Vitinho.

Uma provável escalação tem: Santos; Jonathan, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Richard, Christian (Vitinho), Léo Cittadini e Carlos Eduardo; Nikão e Renato Kayzer.

Grêmio e Athletico se enfrentam no domingo (21), às 18h15, pela 37ª rodada. O Tricolor Gaúcho é o sétimo colocado, com 56 pontos. Já o Furacão, é o nono, com 50 pontos.