Contra o Avaí, Athletico busca a quinta vitória na história, jogando na Ressacada
O Athletico tentará ampliar a sua contagem de vitórias, além de quebrar um pequeno tabu contra o Avaí, jogando no Estádio da Ressacada, na partida desta quinta-feira (03), às 19h, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil.
Historicamente equilibrado, o duelo entre Furacão e Leão da Ilha já proporcionou grandes jogos, para ambos os lados. Até hoje, foram disputadas 19 partidas na história.
Quatro vitórias na Ressacada
O Athletico leva vantagem, com dez vitórias, contra sete triunfos do Avaí. Ainda ocorreram dois empates, em duelos válidos pelas Séries A e B do Brasileirão, Copa Sul e Copa Sul Minas. O duelo pela atual Copa do Brasil será o primeiro pela competição.
Quatro destes triunfos do Furacão ocorreram em solo catarinense. No entanto, embora leve vantagem no geral, o Rubro-Negro enfrenta um pequeno tabu: o último resultado positivo jogando na Ressacada ocorreu no dia 25 de julho de 2015, pela 15ª rodada da Série A. Há seis anos, portanto.
Marcos Guilherme foi o herói
No duelo, o Athletico começou ganhando com gol do meia Marcos Guilherme, aos 43 minutos do primeiro tempo. O Avaí empatou aos 39 minutos do segundo tempo, com o atacante Rômulo.
Entretanto, o dia era de Marcos Guilherme. Atualmente no Santos, o meia marcou o segundo gol dele na partida aos 45 minutos da segunda etapa, definindo a vitória e os três pontos para o Athletico.
Derrota e empate
Nas duas últimas vezes que visitou a Ressacada, o Furacão não teve êxito. Em 2017, pela penúltima rodada da Série A, foi derrotado por 1 a 0. Já em 2019, na última rodada daquela Série A, o confronto terminou empatado por 0 a 0.
A curiosidade de ambas as ocasiões é que o Avaí brigava contra a queda. Em 2017, a vitória contra o Athletico até deu esperanças, mas o Leão da Ilha foi rebaixado na última rodada.
Já em 2019, mesmo com uma das piores campanhas da história dos pontos corridos, a qual somou apenas 22 pontos em 38 rodadas, o Avaí não perdeu nenhum confronto para o Furacão. No primeiro turno, vitória na Arena da Baixada; no segundo, empate e rebaixamento confirmado.
Provável escalação
O Athletico deverá ter apenas uma mudança na equipe titular, em relação à formação que venceu o América-MG, pela estreia da Série A. O lateral-esquerdo Nicolas entra no lugar de Abner Vinícius, que está com a Seleção Olímpica.
O meia David Terans, que fez sua estreia contra a equipe mineira, sentiu um desconforto muscular e não viajou. Além dele, o zagueiro Lucas Halter e o volante Erick, seguem fora por conta de lesão.
Com isso, a provável escalação tem: Santos; Khellven. Thiago Heleno, Pedro Henrique e Nicolas; Richard; Christian e Jadson; Nikão, Vitinho e Renato Kayzer.
Avaí e Athletico se enfrentam nesta quinta-feira (03), às 19h, pela partida de ida da Copa do Brasil. A volta está marcada para quinta-feira que vem (10), também às 19h, mas na Arena da Baixada.