Foi muita emoção até o final. O Barcelona empatou no finalzinho por 2 a 2 com o Granada no tempo regulamentar, levou para a prorrogação e conseguiu uma virada histórica por 5 a 3. Com Real Madrid e Atlético de Madrid já fora do campeonato, o Barça se classificou para a semifinal no jogo que aconteceu nesta quarta-feira, no Estádio Nuevo Los Cármenes.
O drama da equipe azul-grená começou aos 34 minutos, quando Alberto Soro passou a bola para Kenedy, que ficou com gol aberto à sua frente e só mandou para as redes. Piorou no segundo tempo, já que, com apenas dois minutos, o Granada aumentou o placar com Roberto Soldado. O atacante recebeu passe de Angel Montoro no meio da defesa e correu para dentro da área para mandar um forte chute no canto direito.
Começou o segundo tempo para o início de uma virada histórica. Aos 44, Lionel Messi cruzou na área e Aaron Escandell descontou a vantagem. Aos 48, Jordi Alba conseguiu jogada individual e empatou a partida, encerrando o tempo regulamentar.
Na prorrogação, Antoine Griezmann alcançou o cruzamento perfeito e cabeceou para dentro, aos 10 minutos. Três minutos depois, o Granada já empatou novamente de pênalti, com Fede cobrando no canto esquerdo da meta.
No início do segundo tempo da prorrogação, Frenkie de Jong disparou no canto direito após a bola sobrar para ele dentro da área, colocando novamente o Barça na frente. Pouco depois, Jordi Alba finalizou de voleio e mandou a bola no ângulo direito, com assistência de Antoine Griezmann, sacramentando a vitória.
Agora, o Barcelona aguarda o sorteio para descobrir quem será seu adversário na fase de semifinal. Os jogos serão decididos em 10 de fevereiro e 03 de março, em partidas de ida e volta.
O Levante enfrentou o Villarreal, também nesta quarta-feira, e se classificou para as semis, ao vencer por 1 a 0 na prorrogação. O Sevilla também já está na próxima fase, depois de vencer o Almería pelo mesmo placar. Betis e Athetic Bilbao se enfrentam às 17 horas (horário de Brasília) desta quinta para definir o último classificado.