O Fortaleza venceu o Ceará por 2 a 1 nesta quarta-feira, no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense. Bruno Melo abriu o placar para o Leão, mas Rafael Sóbis deixou tudo igual no último lance do primeiro tempo. Nos acréscimos da segunda etapa, Tinga garantiu a vitória do Leão.
O estadual será decidido no dia 21 de outubro, também no Castelão. Por ter feito melhor campanha durante a competição, o Fortaleza poderá perder de até um gol de diferença no duelo decisivo que sairá campeão.
Antes da final do Campeonato Cearense, as duas equipes voltam suas atenções para o Brasileirão. No sábado, o Ceará enfrenta o Palmeiras, no Allianz Parque. No dia seguinte, o Fortaleza recebe o Atlético-GO.
O jogo
As primeira chances do clássico foram do Ceará. Aos 11 minutos, Leandro Carvalho cruzou pela esquerda para Fernando Sobral, que tirou do zagueiro e chutou para o gol. Em cima da linha, o lateral-direito Gabriel Dias salvou. Dez minutos depois, em um lance parecido, o camisa 88 não conseguiu finalizar. Aos 30, o zagueiro Tiago aproveitou a cobrança de escanteio e cabeceou, tirando tinta de trave do goleiro Felipe Alves.
O Fortaleza abriu o placar na primeira grande chance em que criou. Aos 35, Juninho cobrou escanteio pela esquerda e Bruno Melo testou firme para balançar as redes. O lance, no entanto, foi pouco comemorado, já que o autor do gol e o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, do Ceará, se chocaram e acaram sangrando bastante. Ambos precisaram ser substituídos.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, o Fortaleza teve outra boa oportunidade. Aos 46 minutos, Romarinho recebeu de Osvaldo na pequena área, mas o zagueiro Luiz Otávio impediu o gol. No último lance da primeira etapa, Rafael Sóbis recebeu cruzamento de Alyson e empatou o duelo.
Esse sabe tratar a bola com carinho. Rafa Sobis deixou o dele. ?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
? Felipe Santos / Ceará SC
⠀⠀⠀⠀⠀⠀#CearáSC #Vozão #CearenseYpióca2020 #CSCxFEC pic.twitter.com/7Yc0uESWZU
— Ceará SC? (@CearaSC) October 1, 2020
No segundo tempo, foi a fez do Fortaleza ameaçar primeiro. Aos 21 minutos, Gabriel Dias desviou de cabeça após cobrança de falta e levou muito perigo. Trinta minutos depois, o Ceará voltou a chegar com perigo, em uma boa cobrança de falta de Ricardinho que obrigou Felipe Alves a fazer uma boa defesa.
O gol da vitória do Fortaleza saiu nos acréscimos. Após uma bola alçada na área, Tinga ficou com a sobra e chutou forte para superar o goleiro Fernando Prass e garantir o triunfo do Leão.
⌚ 50’ 2T | FIIIIIM DE JOGO! VITÓRIA GIGANTE, NO MELHOR ESTILO FORTALEZA DE SER! VAMOS PELA 43ª TAÇA. FOCO E PÉS NO CHÃO.
⚽ (1-2)
#️⃣ #CEAxFOR #Cearense2020 #FortalezaEC pic.twitter.com/7pqCtgaHHB
— Fortaleza EC ⭐️ (@FortalezaEC) October 1, 2020
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 1 x 2 FORTALEZA
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 30 de setembro de 2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: lNailton Júnior de Sousa Oliveira (CE) e Renan Aguiar da Costa (CE)
Cartões amarelos: Ronald (Fortaleza)
GOLS:
Ceará: Rafael Sóbis, aos 50 minutos do 1ºT
Fortaleza: Bruno Melo, aos 35 minutos do 1ºT, e Tinga, aos 46 minutos do 2ºT
CEARÁ: Fernando Prass; Samuel Xavier (Eduardo), Tiago, Luiz Otávio e Bruno Pacheco (Alyson); Charles, Fabinho (Ricardinho), Fernando Sobral, Vinícius e Leandro Carvalho (Mateus); Rafael Sobis (Bergson).
Técnico: Guto Ferreira
GOIÁS: Felipe Alves; Gabriel Dias, Jackson, Paulão e Bruno Melo (Carlinhos); Juninho, Ronald, Felipe (Yuri César), Romarinho (Wellington Paulista) e Osvaldo (Tinga); David (Franco Fragapane).
Técnico: Rogério Ceni