Clubes paranaenses se posicionam no Dia Internacional do Combate contra à Homofobia
Esta segunda-feira (17) é muito importante na luta contra o preconceito. Nesta data, é celebrado o Dia Internacional do Combate contra à Homofobia.
Há 31 anos, a homossexualidade deixou de ser considerada uma patologia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a data virou o Dia Internacional da Luta contra a LGBTfobia.
Nas redes sociais, muitas personalidades tem debatido sobre a importância desta luta. E, os clubes paranaenses não ficaram de fora. Athletico, Paraná Clube, Londrina e Operário se posicionaram a favor da luta contra à discriminação.
O Brasil ainda é o país que mais mata LGBTs no mundo, de acordo com dados contabilizados por organizações sociais. Em 2019, data do último levantamento realizado, foram registradas 329 mortes violentas de pessoas homossexuais, sendo 297 homicídios e 32 suicídios.
No futebol, ambiente historicamente machista, a discriminação por conta da orientação sexual ainda é muito presente. Por isso, o posicionamento dos clubes nesta data é de extrema importância.