Em jogo emocionante e com 3 pênaltis, time catarinense bateu gaúcho por 2 a 1, fugiu das últimas posições e manteve Tricolor na ponta do Brasileirão 2018
Em jogo emocionante e com 3 pênaltis, time catarinense bateu gaúcho por 2 a 1, fugiu das últimas posições e manteve Tricolor na ponta do Brasileirão 2018. Por motivos opostos, ambas as equipes precisavam muito da vitória e lutaram bastante pelo resultado. O Inter buscava o triunfo para recuperar a liderança do campeonato, enquanto a Chape visava sair da zona de rebaixamento.
Com a vitória, a Chape chegou aos 28 pontos, subiu para a 16ª colocação e saiu da zona da degola. Já o Internacional permaneceu com 49 pontos e perdeu a chance de recuperar a ponta do Nacional. O São Paulo, com 50 pontos, se manteve na liderança do campeonato.
O jogo
Já no primeiro minuto, o uruguaio Nico López invadiu a área pela direita, cortou o zagueiro e bateu rasteiro. A bola passou perto da trave esquerda do goleiro Jandrei. Aos 2 minutos, o meia Doffo, da Chape, recebeu o primeiro cartão amarelo da partida por falta violenta. Aos 6, Patrick derrubou o atacante da Chapecoense a um passo da área e também recebeu o cartão amarelo. Na cobrança de falta, Diego Torres tentou encobrir o goleiro Marcelo Lomba, mas a bola subiu demais e saiu pela linha de fundo.
O Internacional criou outra boa jogada ofensiva aos 15 minutos, quando Nico López chegou à linha de fundo. Ele cruzou para trás, dois defensores não conseguiram cortar e a bola sobrou para Patrick, que se atrapalhou e permitiu a chegada da zaga adversária. Aos 24 minutos, Willian Pottker avançou pela esquerda, o zagueiro Rafael Thyere falhou e com Jandrei, que saía do gol, derrubou Pottker na área. O árbitro titubeou no primeiro instante, mas marcou a penalidade.
Na cobrança, Nico López deslocou o goleiro e fez o primeiro gol do jogo, recolocando o Internacional na liderança do Brasileirão naquele instante. A Chape tentou reagir e quase chegou empatou a partida, aos 30 minutos, quando Doffo fez grande jogada pela esquerda, pedalou na frente da zaga colorada e chutou forte. A defesa do Inter conseguiu cortar.
Logo depois, Eduardo arriscou de longe e a bola tinha endereço certo. No entanto, o zagueiro Víctor Cuesta desviou de cabeça e cedeu novo escanteio para a equipe alviverde local. Aos 32 minutos, o argentino Diego Torres fez uma bela cobrança de falta com a perna esquerda e acertou a trave superior de Marcelo Lomba, que estava totalmente batido no lance e apenas observou.
O jogo estava bastante intenso no primeiro tempo e as duas equipes criavam boas oportunidades de gol. Aos 34, o Inter quase chegou ao segundo gol com uma cabeçada de Gabriel Dias que passou perto da meta de Jandrei. Em seguida, o mesmo Gabriel Dias fez falta dura em Elicarlos e foi advertido com o cartão amarelo.
Três minutos mais tarde, o centroavante Leandro Pereira aproveitou o bom cruzamento de Eduardo pela direita e cabeceou para o chão, sem dar chances de defesa para Marcelo Lomba: 1 a 1. Os dois times mantiveram o ritmo forte até o apito final da primeira etapa. Aos 47, a Chape ainda teve uma chance de virar o placar em um ótimo cruzamento de Doffo pela esquerda, mas Moledo cortou a bola.
Segundo tempo
A intensidade que predominou na partida nos primeiros 45 minutos prevaleceu na volta do intervalo. As equipes voltaram do vestiário com a mesma gana pela vitória. Porém, a primeira grande chance de gol foi perdida pelo Internacional, aos 10 minutos, quando o uruguaio Jonatan Álvez disparou sozinho do meio de campo em direção ao gol, mas chutou em cima de Jandrei, que saiu para fechar o ângulo do atacante colorado.
A Chape criou duas boas jogadas de ataque na sequência. A primeira em uma bola alçada na área que obrigou Lomba a sair do gol e a segunda com Leandro Pereira, mas o atacante cabeceou fraco e facilitou a defesa do goleiro. Aos 19 minutos, Edenilson entrou na área e buscou o passe para o centroavante Leandro Damião, que havia entrado na segunda etapa. No entanto, o goleiro Jandrei foi mais esperto e interceptou a jogada.
Apesar da chance colorada, a Chape continuou pressionado e teve mais dois bons ataques em cobranças de escanteio. A defesa do Internacional tinha dificuldades para conter o ímpeto da equipe alviverde. Aos 29 minutos, o uruguaio Nico López, um dos grandes nomes da partida, deixou o gramado com problemas musculares e D´Alessandro entrou.
A virada veio com Leandro Pereira, que girou e bateu rasteiro para o gol. A bola bateu no braço de Víctor Cuesta, que havia se jogado no gramado para bloquear o chute. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães deixou a jogada prosseguir, mas foi avisado — por rádio — pelo adicional Felipe Gomes da Silva sobre a falta dentro da área e marcou o pênalti.
O zagueiro Víctor Cuesta, que já havia levado o cartão amarelo, reclamou da marcação e foi expulso. A partida ficou paralisada até os 36 minutos, quando Leandro Pereira foi para a cobrança e virou a partida para a Chapecoense. O Inter não desistiu do jogo e tentou o empate. Aos 44, D´Alessandro soltou uma bomba de fora da área, mas Jandrei fez uma excelente defesa e salvou a Chape de sofrer o gol.
Em seguida, Camilo tentou tocar para o gol, mas a bola explodiu na cabeça de um companheiro de time e saiu pela linha de fundo. Aos 47, Leandro Damião cruzou da direita, Camilo chegou na corrida e tocou, mas a bola passou raspando a trave esquerda de Jandrei. O duelo seguiu emocionante até o último lance.
Mas, aos 48 minutos, D´Alessandro cruzou e o atacante foi empurrado pelo zagueiro na área: pênalti. O experiente Leandro Damião foi o escolhido para a cobrança, mas Jandrei defendeu. No último lance do jogo, aos 51 minutos, Jandrei ainda salvou com os pés um desvio à queima-roupa de Damião. Em seguida, o árbitro apitou o fim de uma das partidas mais emocionantes do Brasileirão até aqui.
Próximos jogos
Na próxima rodada do Brasileiro (26ª), a Chapecoense receberá o Fluminense. O jogo está marcado para às 20 horas da segunda-feira que vem, na Arena Condá. Antes, no domingo, o Internacional visitará o Corinthians, às 16 horas, em Itaquera.
Ficha técnica
CHAPECOENSE 2 x 1 INTERNACIONAL
17/9 – Arena Condá (Chapecó)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (Fifa); Público: 16.981; Gols: Nico López, aos 25 minutos do 1º tempo, Leandro Pereira, aos 37 do 1º tempo e aos 36 do 2º tempo; Cartões amarelos: Doffo, Rafael Thyere, Jandrei (Chapecoense); Patrick, Víctor Cuesta, Gabriel Dias (Internacional); Cartão vermelho: Víctor Cuesta (Internacional)
CHAPECOENSE: Jandrei; Eduardo (Barreto, aos 39 do 2º), Rafael Thyere, Nery Bareiro e Bruno Pacheco; Márcio Araújo, Elicarlos, Victor Andrade (Bruno Silva, aos 18 do 2º), Diego Torres (Yann Rolim, aos 30 do 2º) e Doffo; Leandro Pereira. Técnico: Guto Ferreira.
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba, Zeca, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Gabriel Dias, Edenilson, Patrick, Nico López (D´Alessandro, aos 29 do 2º) e Willian Pottker (Camilo, aos 40 do 2º); Jonatan Álvez (Leandro Damião, aos 15 do 2º). Técnico: Odair Hellmann.