Dia de Clássico-Rei no Brasileirão. Fortaleza e Ceará entraram em campo neste domingo, no Castelão, pela 26ª rodada do campeonato. Mesmo com o mando a favor, a equipe tricolor não conseguiu com o Vozão, que venceu o rival por 2 a 0.
O resultado da primeira etapa não diz o que foi o jogo. O Fortaleza chegou para o clássico muito abaixo e deu espaço e oportunidades para o Ceará sair na frente do placar, porém o Vozão pecou na pontaria.
Aos 13 minutos, Jackson derrubou Lima na grande área e Anderson Daronco viu penalidade no lance – Vina foi para a conversão e parou em Felipe Alves. Além do pênalti defendido, o goleiro tricolor apareceu outras vezes e foi o destaque do primeiro tempo, garantindo o placar zerado.
Logo após o intervalo, o volume de jogo do Vozão deu resultado e em um minuto Lima abriu o placar no clássico – o jogador arrancou do meio campo, pela lateral direita, e foi parar na cara de Felipe Alves, que nada pôde fazer para impedir o golaço.
Mais tarde o Ceará deu aula de contra-ataque, Vina puxou a ofensiva e Cléber recebeu na entrada da área para ampliar o marcador contra o rival. No desespero o Leão foi para cima, mas não conseguiu mudar o placar. Juninho ainda fez falta dura no final do jogo e recebeu o vermelho.
No sétimo Clássico-Rei da temporada, as duas equipes somam três vitórias e um empate. A derrota expõe uma possível crise no Fortaleza, que venceu apenas um jogo com Chamusca no comando. O tricolor dorme com 30 pontos, enquanto o Ceará fica com 35.
FICHA TÉCNICA
FORTALEZA 0 X 2 CEARÁ
Local: Arena do Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 20 de dezembro de 2020, domingo
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Gols: Lima – 01′ 2T e Cléber – 09′ 2T (CEA)
Cartões amarelos: Léo Chú (CEA) Yuri César (FOR)
Cartões vermelhos: Juninho (FOR)
FORTALEZA: Felipe Alves; Tinga (Gabriel Dias), Jackson, Paulão e Bruno Melo; Juninho, Felipe e Romarinho (Mariano Vázquez); Yuri César (Osvaldo), David (João Paulo) e Wellington Paulista (Bergson).
Técnico: Marcelo Chamusca
CEARÁ: Richard; Samuel Xavier, Tiago (Klaus), Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Fernando Sobral, Lima, Vina (Mateus Gonçalves) e Léo Chú (Charles); Cléber (Saulo Mineiro).
Técnico: Guto Ferreira