Ceará consegue empate contra o Botafogo e se livra do rebaixamento

Publicado em 8 dez 2019, às 00h00.

O Ceará foi ao Rio de Janeiro com a missão de pelo menos empatar com o Botafogo para se livrar do rebaixamento na última rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de sair perdendo por 1 a 0 no primeiro tempo, o Vovô pressionou no segundo e chegou ao empate em cobrança de pênalti. Com o dever cumprido, a torcida cearense comemorou muito no Nilton Santos e em Fortaleza.

Com 39 pontos, o Ceará fechou a competição nacional na 16ª colocação. O Botafogo, por sua vez, terminou uma posição acima com 43 pontos e ficou de fora da Sul-Americana.

Apesar de pouco brilhante, o Ceará conseguiu se manter na Série A(Foto: Vítor Silva/Botafogo)

O jogo

Botafogo e Ceará fizeram um jogo de baixo nível técnico. Com muitos desfalques, o Alvinegro carioca tentava explorar as laterais do campo em velocidade. Já o Ceará, visivelmente nervoso, tentava pressionar o adversário, mas faltava a intensidade necessária para chegar ao gol.

As chances de gol foram poucas nos primeiros 45 minutos. O Botafogo começou melhor e explorava bem as arrancadas de Luis Henrique pela direita. Numa boa jogada do jovem de 17 anos, ele serviu Marcus Vinícius aos 38 e o meia mandou para o fundo da rede.

Em desvantagem no placar, o Ceará aumentou o volume de jogo e tentou encurralar o Botafogo nos minutos finais. Aos 44, Diego Cavalieri salvou o empate ao defender uma cabeçada à queima roupa de Thiago Galhardo após cruzamento de Ricardinho.

Precisando do empate para não depender do resultado de Cruzeiro x Palmeiras, Argel Fucks mexeu na equipe no intervalo. Saíram o zagueiro Eduardo Brock e o volante Auremir para as entradas do meia Wecsley e do lateral direito Cristovam.

Com uma postura mais ofensiva, o Ceará cresceu na partida. Aos 6, William Oliveira foi derrubado por Vinícius Tanque e Ricardinho cobrou e quase marca, mas a bola passou raspando na trave esquerda.

Aos 17, Galhardo cruza na área e a bola taca no braço de Marcinho. Os jogadores do Vovô protestam e o árbitro assinala o pênalti após consulta ao VAR. O mesmo Thiago Galhardo cobrou aos 20 e deixou tudo igual no placar.

O GOL! BORA VOZÃÃÃOOOOOO! pic.twitter.com/73Yd3t71ME

— Ceará Sporting Club – Time do Povo (@CearaSC) December 8, 2019

Com o Palmeiras vencendo o Cruzeiro no Mineirão, o Ceará mudou a postura e passou a esfriar o jogo para ganhar tempo. Argel tirou o volante William Oliveira, que tinha um amarelo, e colocou Pedro Ken.

O Ceará recuou nos minutos finais e o Botafogo passou a pressionar. Em sua última chance no jogo, Rhuan cobrou falta aos 50 minutos e Diogo Silva defendeu.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 CEARÁ

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 8 de dezembro de 2019 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Cartões amarelos: Eduardo Brock, William Oliveira (Ceará)
Público: 25.900 pessoas
Renda: R$ 326.325,00
Gols:
BOTAFOGO: Marcos Vinícius, aos 38 min do 1º tempo
CEARÁ: Thiago Galhardo, aos 20min do 2º tempo

BOTAFOGO: Diego Cavalieri, Marcinho, Marcelo Benevenuto, Gabriel e Lucas Barros (Yuri); Jean, João Paulo (Wenderson) e Marcos Vinícius; Vinícius Tanque, Luis Henrique e Rhuan

Técnico: Alberto Valentim

CEARÁ: Diogo; Samuel, Valdo, Luís Otávio, e Eduardo Brock (Cristovam); William Oliveira (Pedro Ken), Auremir (Wescley), Ricardinho, Baxola e Mateus Gonçalves; Thiago Galhardo

Técnico: Argel Fucks