A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na tarde desta sexta-feira, o áudio da revisão do VAR no pênalti marcado para o Flamengo contra o Bahia, em jogo disputado na quinta-feira, no Maracanã. Aos 26 minutos do primeiro tempo, o árbitro Vinícius Gonçalves assinalou toque de mão do zagueiro Conti após bicicleta de Diego e manteve a decisão mesmo depois de consultar o monitor, gerando muita reclamação por parte do time visitante.
No diálogo divulgado pela CBF, o árbitro de vídeo Elmo Alves Resende Cunha pede que Vinícius narre o que viu antes de recomendar a revisão do lance. Ele, então, diz: “Eu vejo um bloqueio com a mão, mais alto que ombro. Eu vejo pegar na mão”.
Na sequência, Elmo solicita a ida ao monitor: “Recomendo revisão porque a bola bate no peito do jogador e vai no braço”. Vinícius, no entanto, discorda: “Elmo, eu vejo a bola pegar no bíceps dele, está vendo? Ação de bloqueio”.
O árbitro de vídeo, então, diz: “Vou te mostrar que não tem o toque. Qual braço você está falando? Direito ou esquerdo?”. Vinícius responde: “O direito”. Elmo continua: “Ela (bola) bate no peito e vai no bíceps”.
Mesmo assim, Vinícius mantém a decisão de campo: “Concordo com o que você fala, mas ele está em uma ação de bloqueio. Ele corre o risco, e pega no braço. Vou manter a penalidade”.
O pênalti marcado por Vinícius Gonçalves foi convertido por Gabigol, que abriu o placar na vitória por 3 a 0 do Flamengo. A decisão revoltou jogadores e membros da comissão técnica do Bahia, que ameaçaram não voltar para o segundo tempo. Nas redes sociais, o presidente Guilherme Bellintani chamou o ocorrido de “assalto”.
Já nesta sexta-feira, a CBF anunciou o desligamento de Leonardo Gaciba do comando da Comissão de Arbitragem da entidade.