Caso Rony: Corte Arbitral do Esporte marca data do julgamento de recurso do Athletico
O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) e a Corte Arbitral do Esporte (CAS), irão julgar, na próxima semana, o recurso do Athletico no caso Rony. O julgamento está marcado para os dias 18 e 19 de março. O Furacão quer a suspensão do banimento até a decisão final do tribunal, que deverá ocorrer no meio do ano.
O imbróglio envolvendo o atacante Rony e seu ex-clube, o Albirex Nigata, do Japão, trouxe problemas para o Athletico, em julho do ano passado. O clube ficou proibido de contratar jogadores por duas janelas de transferências. A punição começou a valer no dia 13 de outubro.
O Athletico, desde então, não pode registrar nenhum novo atleta. O Furacão aguarda a decisão, para buscar reforços no mercado. Na manhã desta terça-feira (09), o Guia Alvinegro noticiou que o atacante Matheus Babi, do Botafogo, é alvo do Rubro-Negro. No entanto, o imbróglio envolvendo Rony precisa ser resolvido.
O Albirex Nigata também tenta um recurso. O clube japonês quer receber uma multa de 10 milhões de dólares (cerca de 53 milhões de reais). Esse montante é de responsabilidade de Rony, entretanto, caso o jogador alegue que não pode pagar a quantia, o Athletico teria que desembolsar o valor.
Entenda o caso Rony
Em 2018, antes de chegar ao Athletico, o jogador chegou a ir para o Rio de Janeiro, onde treinou e vestiu a camisa do Botafogo. O Albirex Nigata, no entanto, vetou a negociação, alegando que o jogador ignorou um contrato de três anos com o clube japonês.
Foi então, que apareceu o Athletico. O Rubro-Negro solicitou ao Albirex, a liberação do ITC, – sigla de Certificado de Transferência Internacional – mas o clube se recusou a conceder a permissão. Os advogados do Furacão levaram o caso a FIFA, e depois de dois meses, Rony pode ser registrado pelo clube paranaense, em agosto de 2018.
No período de agosto de 2018 a fevereiro de 2020, o atacante virou ídolo da torcida, sendo peça fundamental no elenco. Foram 73 partidas disputadas, com 13 gols marcados e três títulos conquistados (Sul-Americana, J.League/Conmebol e Copa do Brasil).
Rony disputou sua última partida pelo clube na final da Super Copa do Brasil, competição pela qual o Athletico foi derrotado pelo Flamengo, por 3 x 0, em fevereiro de 2020. Após uma longa novela, o Furacão vendeu o atacante para o Palmeiras, pelo total de 6 milhões de euros (R$ 28 milhões).
No clube paulista, Rony demorou a emplacar, mas foi peça importante nos recentes títulos da Copa Libertadores e da Copa do Brasil.