Com gol de Thiago Lopes, Coritiba vence o clássico na Vila Capanema
Na Vila Capanema, Paraná e Coritiba fizeram o primeiro clássico de 2020 e protagonizaram uma partida que foi quente e movimentada. O jogo, que fechou a 3ª rodada do Campeonato Paranaense, trouxe a disputa entre duas equipes que passam por um processo de reformulação neste início de temporada.
Campeonato Paranaense: confira o que rolou no primeiro clássico
O que se viu no primeiro tempo foi muita vontade dos dois lados da disputa, mas pouca organização tática dentro de campo. O tricolor começou melhor no início da partida, buscando criar as principais jogadas, principalmente nos lançamentos pelo lado esquerdo para Andrey. Aos 10 minutos, Raphael Alemão teve a primeira oportunidade real de gol. Após receber passe de Fabrício, o atacante ficou livre na frente de Alex Muralha, mas chutou por cima da meta.
Após a oportunidade, o Coritiba cresceu no jogo e tratou de criar as principais jogadas de ataque. A melhor delas veio com William Matheus, após rápida infiltração pelo lado esquerdo, o lateral invadiu a grande área e ficou de frente ao goleiro adversário, mas a finalização parou nas mãos do arqueiro Alisson. No final da primeira etapa o tricolor tentou novamente com Juninho em cobrança de falta, mas Alex Muralha fez boa defesa que manteve o placar fechado até o intervalo de jogo.
As equipes voltaram mais acesas para o segundo tempo, com o tricolor imprimindo muita velocidade, mas ainda sem muita qualidade. Aos cinco minutos, Raphael Alemão recebeu um belo passe em profundidade pelo lado direito e apenas escorou a bola para a chega de Rafael Furtado que não alcançou, desperdiçando boa chance para o Paraná. No lance seguinte, Thiago Lopes sofre falta na entrada da grande área após receber uma carga por trás de Thales.
O próprio Thiago Lopes foi para a cobrança da falta e, com um chute muito forte, mandou a bola para o fundo das redes, abrindo o marcador na Vila Capanema.
Sem conseguir render nas jogadas ofensivas, o técnico Allan Aal realizou duas alterações no ataque do Paraná. O técnico tirou Rafael Furtado para a entrada de Rodrigo Rodrigues e colocou Marcelo no lugar de Raphael Alemão. As mudanças surtiram pouco efeito e o Coritiba continuou mandando na partida.
A torcida do tricolor foi se irritando com a equipe durante a segunda etapa, pois o time errava passes curtos e falhava nos momentos de decisão no ataque.
Com a bola no pé, o Coritiba apenas cadenciava o ritmo da partida, enquanto o adversário pouco criava no ataque. O jogo seguiu com poucas chances de gol na segunda etapa. Na melhor delas, Marcelo disputou com Alex Muralha após longo lançamento de Fabrício da zaga, mas o goleiro do Coxa levou a melhor no lance.
O que estava ruim, ficou ainda pior para o Paraná com a expulsão de Bruno. Após boa subida de Wellisol pelo lado esquerdo, o lateral do tricolor ficou para trás na disputa e parou a jogada com falta. O árbitro deu o segundo amarelo e o jogador desfalcou a equipe nos quinze minutos finais da partida.
Com a contenção do ritmo de jogo do Coxa e a falta de criatividade do Paraná, a partida seguiu sem novas chances de gol até o final da partida. O Coritiba levou a melhor no primeiro clássico do ano e assumiu a vice-liderança do Estadual.
A equipe manteve a invencibilidade e alcançou sete pontos na tabela, enquanto o tricolor caiu para a sétima posição, com quatro pontos. As duas equipes voltam a campo no meio de semana, pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense. O Coritiba recebe a equipe do Operário, na quarta-feira (29), às 20h, no Couto Pereira. Já o tricolor joga somente na quinta-feira (30), às 19:30h, contra o FC Cascavel, na Vila Capanema.
FICHA TÉCNICA
- Paraná x Coritiba
- Local: Estádio Durival Britto e Silva, Curitiba – PR
- Data: Domingo, 26 de janeiro de 2020
- Horário: 18h
- Arbitragem: José Mendonça da Silva Júnior, com auxílio de Bruno Boschilia e Danilo Padilha Porse.
- Público e renda: 3.848 pagantes com um público total de 4.311 e renda de R$126.315,00
- Paraná: Alisson, Bruno, Thales, Fabrício e Juninho; Kazu, Johny Douglas (Kaio) e Andrey; Raphael Alemão (Marcelo), Rafael Furtado (Rodrigo Rodrigues) e Robson.
Técnico: Allan Aal - Cartões amarelos: Juninho (25/1ºT), Bruno (32/1ºT e 30/2ºT), Andrey (40/1ºT), Raphael Alemão (14/2ºT) eThales (46/2ºT)
- Cartões vermelhos: Bruno (30/2ºT)
- Coritiba: Alex Muralha, Lucas Ramon, Rafael Lima, Sabino e William Matheus; Matheus Sales, Matheus Galdezani (Thiago Lopes), Gabriel (Wellisol) e Robson; Rafinha e Igor Jesus (Rodolfo).
- Técnico: Eduardo Barroca
- Gol: Thiago Lopes (8/2ºT)
- Cartões amarelos: Rafinha (25/1ºT), Thiago Lopes (37/1ºT) e Lucas Ramon (48/2ºT)